SAIU AGORA! Idosos devem ir receber valores perdidos na Caixa Econômica Federal até o dia 5 de agosto. Confira em seguida.
Recentemente, houve a confirmação de que após o dia 5 de agosto, os valores esquecidos das cotas do abono salarial anual vão ser usados pelo governo federal. Esses valores parados somam R$ 25,4 bilhões, sem qualquer reclamação por parte dos idosos que podem receber.
Nesse sentido, o Congresso Nacional, autorizou a incorporação através da PEC do Tesouro, aprovada no final do ano passado. Essa data limite para receber valores perdidos, segue o determinado no editar de chamamento público feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Conforme informado pela Caixa Econômica Federal, 10,5 milhões de brasileiros podem receber as cotas do PIS PASEP em 2023. Todavia, para ter direito de receber, o idoso precisa ter trabalhado com carteira assinada no setor privado ou público em meados de 1971 a 1988 e não tenha feito a retirada dos valores devidos. Os herdeiros podem sacar o saldo de trabalhadores falecidos.
Caso os valores não forem retirados vão ser destinados para o Tesouro Nacional. Desse modo, em até cinco anos os interessados solicitar para receber os valores perdidos para a União.
Além disso, a Defensoria Pública da União (DPU) solicitou em 2022 que a Caixa fizesse mais publicidade sobre o direito de retiradas das cotas que migraram para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Continue acompanhando para saber quem tem direito de receber valores perdidos!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
O que são as cotas do PIS PASEP?

O abono salarial do PIS PASEP é pago todos os anos para trabalhadores da iniciativa privada e pública respectivamente. Mas o saque integral das cotas aos titulares do fundo ou aos herdeiros, somente teve sua liberação em 2019.
Leia em seguida: ACABA DE SAIR: Prova de Vida INSS JULHO 2023: Veja lista de quem precisa fazer
No ano de 2020, o fundo específico do PIS PASEP chegou ao fim, passando os valores para o FGTS. Contudo, se manteve as contas individuais e a possibilidade de movimentação a qualquer momento até o dia 1.° de junho de 2025.
Quem tem direito de receber valores perdidos das cotas?
Para poder receber os valores perdidos das cotas, o idoso precisa ter trabalhado entre 1971 a 1988 na iniciativa privada ou no setor público. Além disso, não deve ter feito o saque até o momento.
Leia em seguida: IMPACTANTE! SAIBA AGORA a DATA do PAGAMENTO do 3º LOTE do IMPOSTO DE RENDA 2023!
Como consultar e sacar as cotas?
A consulta acontece por meio do aplicativo FGTS que vai informar se há ou não saque disponível para o idoso. Portanto, baixe o aplicativo em seu celular, faça seu cadastramento e ao acessar a página, selecione a mensagem “Você possui saque disponível” caso haja valores. Após clique em “Solicitar o saque do PIS/PASEP”.
Leia em seguida: Empréstimo BPC LOAS: Quando irá começar a ser pago? Veja agora REGRAS E VALORES
Posteriormente, você precisa escolher o meio de saque se crédito em conta ou de forma presencial. Confira seus dados e selecione “Confirmar saque”. Por fim, os valores perdidos a receber, podem ser creditados em uma conta bancária de sua preferência, sem qualquer custo por isso.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!