No Brasil, de acordo com a Constituição Federal e a Lei dos Idosos, os indivíduos da terceira idade têm o direito a uma vida que engloba não apenas os recursos essenciais para a sobrevivência, mas também uma vida digna. Dentro desse contexto, a concessão de conta de luz gratuita para idosos faz parte desses recursos visando proporcionar uma vida de maior qualidade.
Nesse contexto, o Governo Federal, em colaboração com empresas privadas e públicas, regularmente coloca em prática políticas públicas voltadas para os idosos de baixa renda ou com deficiência, simplificando a redistribuição dos gastos para outras necessidades.
Assim, confira a seguir todos os detalhes sobre como obter a isenção na conta de luz para idosos. Leia na íntegra!
Do que se trata a conta de luz gratuita para idosos?

Em síntese, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) divulgou a data do segundo sorteio da promoção “2 Anos Sem Conta Cemig”. O ganhador será contemplado com R$5 mil em créditos junto à empresa de energia.
Não obstante, os valores devem ser utilizados dentro de um período de dois anos. No entanto, é preciso atender a requisitos mínimos para participar do sorteio. Essas condições são estabelecidas com o objetivo de proporcionar maior assistência a essa categoria de consumidores.
Leia mais: Projeto do 14º Salário para Aposentados: Novidades e Atualizações – Confira Agora!
Em síntese, a Empresa implementou o sorteio visando auxiliar famílias em condições de vulnerabilidade econômica e social. Por conseguinte, é essencial obedecer aos critérios para impedir a destinação de recursos a famílias não necessitadas.
Resumidamente, ao longo dos últimos anos, a Companhia de Energia de Minas Gerais (Cemig) implementou iniciativas com o objetivo de oferecer descontos ou isenção completa nas faturas de energia elétrica, abrangendo vantagens destinadas aos idosos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
E quais são os requisitos necessários para conseguir a conta de luz gratuita para idosos?
De forma resumida, assegurar o acesso à conta de luz gratuita para idosos requer a observância de critérios essenciais, tais como a inclusão no Cadastro Único, um banco de dados do Governo Federal. Adicionalmente, é imprescindível ser um idoso com, no mínimo, 65 anos e beneficiar-se do Benefício de Prestação Continuada.
Leia mais: Anunciado o Calendário de Pagamento do INSS para 2024 – Confira as Informações!
Entretanto, caso o consumidor esteja utilizando algum dispositivo que demande o consumo constante de energia elétrica, estará apto a ingressar no sorteio. Para tanto, basta acessar o site oficial e realizar o cadastramento.
Em contrapartida, para os idosos que não vivem em Minas Gerais, existe igualmente um programa do Governo Federal destinado a assegurar desconto na conta de luz. Posteriormente, informe-se mais sobre o funcionamento do programa e o procedimento para aderir.
Do que se trata o programa Tarifa Social do Governo Federal?
Inicialmente, o Governo Federal oferece um programa chamado Tarifa Social. Nessa ação, cada família obtém descontos na conta de luz com base na renda e nos gastos elétricos, permitindo a redistribuição dos valores para outras necessidades essenciais à sobrevivência.
Nesse cenário, a fim de assegurar o desconto na conta de luz por intermédio do programa Tarifa Social, o consumidor deve manter seus dados atualizados no sistema do Cadastro Único. Além disso, os beneficiários do BPC LOAS da Previdência Social têm direito aos descontos.
Leia mais: Novos Cenários: Regras da Aposentadoria pelo INSS em 2024 – Entenda!
No entanto, as reduções variam de acordo com o consumo de energia de cada família a cada mês. Em outras palavras, se o consumo for menor, o desconto pode ser mais significativo. O desconto máximo é de 65% para consumos de até 30 kWh por mês, com um limite de 220 kWh por mês.
Resumindo, o Jornal JF mantém-se atualizado ao fornecer notícias em primeira mão, explorando os principais direitos dos idosos, como a conta de luz gratuita para idosos. Isso viabiliza a manutenção de uma vida financeira equilibrada, direcionando os gastos para necessidades prioritárias!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!