Está confirmada uma nova redução nos juros dos consignados, mas como isso afeta os aposentados? Esta não é a primeira vez em que os juros do consignado foram reajustados em 2023 e, anteriormente este ano, essa redução acabou trazendo problemas aos beneficiários.
Entenda melhor o que está em jogo quando falamos das taxas do consignado e como isso pode beneficiar ou prejudicar os aposentados.
Queda nos Juros do Consignado Prejudica Aposentados e Pensionistas?

Anteriormente em 2023 a redução nas taxas de juros do crédito consignado acabaram prejudicando os aposentados. Isso pois o Conselho Nacional de Previdência Social, reduziu os juros artificialmente para 1,7% ao mês.
Leia em seguida: ALERTA INSS: Veja as Datas de Pagamento para Salário + Abono Extra – Calendário Confirmado!
Essa redução acabou fazendo com que grandes bancos parassem de oferecer a modalidade de crédito consignado, prejudicando assim os beneficiários que gostariam de contratá-las.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Os Juros do Consignado em 2023
No mês de Março, como dito anteriormente, o Conselho Nacional de Previdência Social, reduziu as taxas de juros de 2,14% para 1,7% ao mês. Essa redução resultou na suspensão das operações de crédito consignado por grandes bancos brasileiros.
Para retomar o oferecimento de crédito consignado, uma nova taxa foi estabelecida em 1,97% ao mês para os empréstimos consignados.
Leia em seguida: Grana Liberada para quem Trabalhou de 1971 a 1988! Confira como resgatar pelo celular agora mesmo
No mês de agosto houve uma nova redução no juros do consignado, estabelecido em em 1,91% ao mês. No mês seguinte, em setembro, uma nova redução estabeleceu a taxa de 1,84% ao mês, que vigorou até o último mês.
Nova Redução em 2023!
Recentemente o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou, por 14 votos a 1, um novo teto de juros para os empréstimos consignados do INSS.
Leia em seguida: VEJA AGORA: Justiça Libera R$350 Milhões para Pagar Grupo Específico de Aposentados – Veja a Lista!
O novo teto é de 1,80% ao mês, uma redução de 0,04 ponto percentual em comparação ao limite anterior, que era de 1,84% ao mês.
Teto de Juros para o Cartão de Crédito Consignado
A nova redução também afeta as operações no cartão de crédito consignado, que teve seu teto de juros reduzido de 2,73% para 2,67% ao mês.
Leia em seguida: Como Ligar para o INSS? Veja agora
Estas novas taxas já estão em vigor para quem deseja contratar a modalidade. Todavia, fica aqui uma ressalva. O crédito consignado, apesar dos juros baixos, oferece risco de endividamento. Isso pois as parcelas abatem-se diretamente da folha de pagamento do beneficiário, evitando qualquer tipo de inadimplência.
Leia em seguida: Beneficiários do Bolsa Família Recebem EXTRA em Dezembro – Veja agora
Por isso, pense duas vezes antes de contratar o crédito. Trata-se de uma ferramenta poderosa, desde que bem planejada e devidamente paga, evitando assim o endividamento ainda maior do contratante.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!