Desde que foi instituída, os aposentados, pensionistas e demais beneficiários da Previdência Social precisam passar pela prova de vida. Esse procedimento é obrigatório por lei, e evita irregularidades e fraudes no sistema. No entanto, nova data prova de vida INSS 2023 gera apreensão!
Então, veja a seguir tudo sobre as nova data prova de vida INSS 2023. Leia na íntegra!
Novas regras prova de vida para os aposentados

De acordo com as novas regras da prova de vida em 2023, os aposentados, pensionistas e demais beneficiários da Previdência Social, não precisam mais ir de forma presencial comprovar que estão vivos, para garantir a realização do procedimento.
Leia em seguida: CONFIRMADO: INSS vai PAGAR ABONO EXTRA no DIA 24?! Veja quem recebe
Por essa razão, as novas regras indicam que a prova de vida será feito pelo próprio Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) através de consultas em bases de dados públicas e privadas para saber se o aposentado está com vida, como o próprio nome do procedimento diz.
Dessa forma, o instituto vai analisar registros de vacinações, consultas no SUS, votação em eleições e outros vários atos da vida civil do aposentado e outro beneficiário para certificar que o segurado está vivo.
De acordo com o INSS, o cruzamento de informações irá dizer se o “titular do benefício, nos dez meses posteriores ao seu último aniversário, realizou algum ato registrado em bases de dados próprias da autarquia ou mantidas e administradas pelos órgãos públicos federais”.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Em contrapartida, por qualquer razão, se o instituto não conseguir realizar o cruzamento de dados, o beneficiário vai receber uma notificação pela plataforma do Meu INSS. Nestes casos, a prova de vida vai precisar ser realizada, mas, com preferência para o online.
Veja quem precisa fazer a prova de vida em 2023
Deve realizar a prova de vida, todos os segurados que recebem aposentadoria, pensão por morte ou benefício por incapacidade. Todavia, o INSS tem realizado o procedimento de forma automática. Fique atento as notificações no aplicativo Meu INSS. E a data, segue a do mês de aniversário.
Leia em seguida: SALÁRIO MÍNIMO 2024: Confira a Estimativa do Governo – Detalhes Aqui!
Nova data prova de vida INSS 2023
De acordo com o Ministério da Previdência Social, ainda em 2023, os aposentados e pensionistas devem passar pela prova de vida. No entanto, aqueles que não realizarem o procedimento podem começar a ter benefícios interrompidos, por exemplo, ou ter a aposentadoria bloqueada.
Devido a sua importância, as novas regras da prova de vida foram feitas para trazer ainda mais segurança aos aposentados quanto a sua realização e transparência. Com isso, as chances da não realização quase não existem.
Leia em seguida: ALERTA: Grandes mudanças! Aposentadorias sem Idade Mínima – Veja como se adaptar!
Destaca-se a importância de manter os dados atualizados na plataforma Meu INSS, e também sempre observar todas as notificações do INSS, visto que, na falta da sua realização, o INSS notifica o segurado para apresentar sua defesa e restaurar a sua situação no benefício.
E qual o prazo para fazer a prova de vida?
Em síntese, a prova de vida agora é realizada pelo próprio instituto, através de consultas em bases de dados. E assim, o INSS tem um prazo total de 10 meses, a contar da data de aniversário do beneficiário, para comprovar que o titular está vivo.
Leia em seguida: Aposentados, Recebam até R$ 79 mil em Atrasados do INSS! Veja como sacar
No entanto, se não conseguir realizar a comprovação dentro dos dez meses, o beneficiário vai receber uma notificação. E assim, a prova de vida vai ser realizada pelo segurado, dentro do prazo de 2 meses, ou de forma presencial ou através do Meu INSS.
De forma presencial, pode se dar através das agências do INSS, ou nos caixas eletrônicos do banco em que o beneficiário recebe o benefício. No entanto, também pode ser através da plataforma ou aplicativo do Meu INSS!
Leia em seguida: BENEFÍCIO EXTRA: INSS Paga R$1840 a Todos os Aposentados e Pensionistas! Veja como receber
Destaca-se que, nesses casos, o órgão pagador do benefícios é quem vai determinar se, a prova de vida vai ser realizada de forma presencial ou digital! Novamente, o Jornal JF recomenda que os dados sejam mantidos atualizados e a frequência na plataforma seja mantida!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

