Imagine receber na conta um valor que você nem estava considerando. Segundo o Banco Central, ainda estão disponíveis para resgate cerca de R$ 8,5 milhões pelo Sistema de Valores a Receber.
Os passo para receber o montante são muito simples, o problema é que ainda há muita gente desinformada, que corre o risco de cair em um golpe, ou pior, perder o prazo de saque dos valores!
Muitos ainda não sabem, mas há poucos dias a Câmara dos Deputados aprovou projeto que tira dos titulares o direito de resgatar os valores esquecidos em bancos após determinado período de tempo.
Confira a seguir maiores detalhes, saiba como resgatar os valores a tempo e muito mais!
Dinheiro esquecido no Banco Central
O Banco Central, principal banco do Estado Brasileiro, concede através do Sistema de Valores a Receber o acesso a valores esquecidos em bancos, por pessoas físicas e jurídicas.
No total, estão disponíveis cerca de R$ 8,5 milhões, repartidos em contas de diversos bancos. Segundo o BC, o resgate é gratuito e pode ser realizado através do site Sistema de Valores a Receber. A seguir, ensinaremos como acessar e realizar a consultar dos valores esquecidos em bancos.
Ainda de acordo com a instituição, herdeiros podem verificar se há recursos no nome de seus parentes falecidos e realizar o resgate. As fontes são diversas e vão desde instituições bancárias a consórcios ou outras instituições.
A seguir, veja o porquê do saque atualmente ter limite temporal.
Câmara autoriza o governo os valores esquecidos em Bancos

Foi aprovado pela Câmara dos Deputados na última quinta-feira (12) o projeto que autoriza o governo a recolher recursos esquecidos em contas bancárias que não foram reclamados pelos titulares.
Aprovado também pelo Senado, o texto vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que poderá vetar trechos ou a íntegra do projeto. No caso de vetos, a palavra final será do Congresso.
Caso a proposta se torne lei, titulares de “valores esquecido” poderão, em até 30 dias após a publicação da norma, recuperar os valores. Após esse prazo, os recursos serão destinados ao Tesouro Nacional.
Confira a seguir como recuperar o dinheiro a receber no Banco Central.
Como consultar e resgatar
Antes de mais nada, é de suma importância que você tenha em mente que não é necessário contratar ninguém ou sequer pagar qualquer quantia para receber os valores. Além disso, o site para consulta dos valores a receber no Banco Central é só um: O Sistema de Valores a Receber.
Vale ressaltar também que, por meio do sistema, os valores só são pagos quando o titular informa uma chave PIX para a devolução. Caso não tenha chave cadastrada, é possível entrar em contato com a instituição para combinar a forma de recebimento.
Você também pode criar uma chave, e logo após entrar novamente no sistema. No caso de resgate dos valores de pessoa falecida, é preciso ser herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal para consultá-los. Vale também preencher um termo de responsabilidade.
Consulta ao Sistema Valores a Receber
- Os cidadãos devem acessar ao site do Sistema Valores a Receber, inserir o CPF e data de nascimento;
- Após inserir os dados, o sistema exibirá uma mensagem informando se você tem ou não algum valor esquecido no banco;
- Caso tenha, é hora de solicitar a retirada, existem duas opções para o saque:
- “Solicitar por aqui”: nesse caso a devolução ocorre em até 12 dias via PIX, basta informar a chave registrada em seu nome.
- “Solicitar via instituição”: nessa situação é necessário entrar em contato com o banco em que o valor está e solicitar a retirada.