Os beneficiários do BPC aguardam ansiosos pela liberação oficial das contratações de empréstimo consignado. Modalidade de crédito essa que disponibiliza taxa de juros mais baixas e condições de pagamento mais vantajosas.
Confira em seguida mais informação sobre a liberação desta modalidade de crédito para o BPC LOAS!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Retorno do empréstimo BPC pode demorar mais que o esperado

Na quinta-feira, dia 24, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), informou que o retorno do empréstimo consignado para esse grupo, pode demorar mais que o previsto inicialmente. Pelo fato da volta das ofertas do empréstimo BPC, depender, agora, do julgamento por parte do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em meados do mês de julho, o Instituto havia informado que o retorno do empréstimo consignado para os beneficiários do BPC deveria acontecer até o final do mês de agosto. Isso porque, dependia da modificação da Instrução Normativa n.° 138, que estava em mãos da Procuradoria Federal Especializada para análise.
Leia mais: APOSENTADOS podem RECEBER R$79 mil EXTRA em AGOSTO – Veja quem tem direito agora
Posteriormente, dependeria da atualização do sistema pela Dataprev, para que a modalidade pudesse ter seu retorno confirmado. Essa atualização, diz respeito a margem do valor que a pessoa pode utilizar do seu salário com empréstimo.
Conforme as regras vigentes, os beneficiários do BPC, que possuem uma renda mensal desde maio fixada em R$ 1.320 (valor do salário mínimo 2023), podem comprometer até 35% do seu salário com serviços consignados. Diferentemente dos aposentados e pensionistas do INSS que possuem uma margem consignável de 45%.
Diante o mencionado, o retorno do empréstimo BPC não vai acontecer no tempo estimado, que seria até o final do mês de agosto. Isso porque, o Supremo, interrompeu o julgamento da ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) n.° 7223.
Leia em seguida: OFICIAL: INSS vai liberar 2 surpresas na conta dos aposentados este mês! Veja como receber essas novidades!
ADI está que trata sobre os participantes de programas sociais como, por exemplo, do BPC, contratarem empréstimo consignado, com desconto automático em sua folha de pagamento. O STF chegou a debater sobre a questão ainda em junho, mas diante um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes, o julgamento acabou suspenso.
Até a suspensão do julgamento, cinco ministros acompanharam o voto dado pelo relator do julgamento, ministro Nunes Marques, os quais são: Edson Fachin, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Luiz Fux. Os votos têm como propósito o mantimento da liberação do empréstimo consignado para quem recebe benefício social, como o BPC.
No dia 21, o tema, mais uma vez, teve sua inclusão na agenda dos julgamentos virtuais e o STF deve discutir sobre o assunto entre os dias 1.° e 11 de setembro. Dessa forma, não há uma previsão sobre o retorno oficial do empréstimo para o BPC. Veja a seguir o comunicado oficial emitido pelo órgão na quinta-feira:
“A Lei 14.601/2023, que autoriza a concessão de empréstimo consignado para quem recebe o BPC/Loas, foi sancionada em junho passado. No entanto, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) sobre o tema está no Supremo Tribunal Federal (STF). Como a discussão está em andamento no Judiciário, qualquer decisão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) só será tomada após o trânsito em julgado naquela esfera de Poder.”
Leia em seguida: 14º SALÁRIO DO INSS: Entenda a situação do PAGAMENTO do ABONO EXTRA
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.