O ano de 2023 começou com uma verdadeira ‘mina de ouro’ para os trabalhadores que atuaram entre 1971 e 1988: a possibilidade de resgatar as cotas do PIS e do PASEP. Esses valores representam uma espécie de “poupança forçada” que foi formada durante esses anos. Mas atenção, para verificar o direito e fazer o devido resgate, cada fundo requer o cumprimento de instruções específicas.
Como grande parte dos trabalhadores na época contribuía diretamente ou tinha contribuições feitas por seus empregadores a esses fundos, muitos sequer sacaram os valores disponíveis quando houve a transição para o FGTS e a unificação desses fundos. Mas, felizmente, as cotas do PIS/PASEP ainda podem ser consultadas e sacadas, até mesmo por dependentes dos trabalhadores que já faleceram.
Continue a leitura e veja quem tem direito e como sacar!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO JORNAL JF pelo WhatsApp
Quem tem direito a essas cotas?
Os possíveis beneficiários dessas cotas são aqueles que atuaram no setor privado ou público entre 1971 e 1988 e contribuíram para o Fundo PIS/PASEP. Além disso, é necessário estar de acordo com os seguintes critérios:
- Ter saldo nas cotas do Fundo PIS/PASEP.
- Ter 60 anos ou mais (para os homens) ou 62 anos ou mais (para as mulheres).
- Não ter sacado o saldo anteriormente.
Leia mais: Abono Salarial 2023: Últimos Dias para Sacar – Veja Como!
Como verificar se você tem direito às cotas?
Para confirmar se você possui direito às cotas do PIS/PASEP, primeiro é preciso identificar o fundo de garantia pelo qual você esteve vinculado. Depois, acesse o portal da Caixa Econômica Federal (para o PIS) ou do Banco do Brasil (para o PASEP).
Nestes espaços, você encontrará ferramentas de consulta para verificar o saldo das cotas. Lembre-se de ter o número do seu CPF e/ou do PIS/PASEP em mãos.
Leia mais: INSS emite Comunicado Urgente sobre Prova de Vida 2023 – Quem então Deve Realizá-la
Como fazer a consulta das cotas sem sair de casa?
Hoje em dia, é possível fazer a consulta dos valores usando apenas o celular. Para isso, basta seguir o passo a passo utilizando o aplicativo do FGTS:
- Abra o seu aplicativo do FGTS;
- Selecione “Outras Situações de Saques”;
- Clique em “PIS/PASEP” e escolha a opção para trabalhadores ou para trabalhadores já falecidos;
- Consulte os valores e verifique se é possível realizar o resgate.
Leia mais: Dicas Infalíveis: Como Limpar seu Nome no Serasa – Guia Completo!
Se preferir, também é possível verificar a disponibilidade das cotas pessoalmente. Para o PIS, destinado aos trabalhadores do setor privado, basta dirigir-se a uma agência da Caixa Econômica Federal com um documento de identificação e o número do PIS. Já para o PASEP, voltado para servidores públicos, é preciso comparecer a uma agência do Banco do Brasil com um documento de identificação e o número do PASEP.
Leia mais: Como planejar a aposentadoria? Confira nossas dicas
Lembre-se: ter em mãos esses pequenos detalhes pode render uma bela quantia de dinheiro que, até então, permanecia esquecida. Não deixe de verificar se possui direito a essas cotas e, se for o caso, faça o seu resgate o mais rápido possível.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!