Diversos meios estão disponíveis para solucionar questões relacionadas à aposentadoria, incluindo a plataforma Meu INSS. Além disso, o INSS oferece uma Central de Atendimento para resolver diversas pendências. Entretanto, você sabe como contatar o INSS?
Nos próximos dias, aproximadamente 9 mil pessoas receberão uma chamada do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Essa ligação tem como objetivo realizar o reagendamento de uma nova perícia médica para aqueles que aguardam pelo exame.
Confira a seguir todas as informações sobre como entrar em contato com o INSS. Leia o artigo na íntegra!
INSS está ligando para aposentados

Desde o dia 25 de setembro, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estão aguardando por uma perícia médica por mais de 45 dias podem ter o procedimento antecipado. A comunicação para essa antecipação está sendo realizada pela Central de Atendimento do INSS, por meio do número 135.
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Dessa forma, a Central 135 está realizando contatos com os segurados para reagendar atendimentos ou confirmar/antecipar agendamentos de perícia médica e/ou avaliação social. O número que aparecerá na tela do segurado será (11) 2135-0135.
Essas perícias médicas serão antecipadas por meio do sistema Atestmed, que possibilita que os segurados enviem laudos e atestados pela internet para a avaliação de um médico perito à distância. Esse sistema foi criado durante a pandemia da Covid-19.
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Nos próximos dias, o INSS realizará ligações para aqueles que solicitaram o Benefício de Prestação Continuada (BPC), necessitam de perícia médica e estão aguardando por mais de 100 dias. Esses contatos serão efetuados através dos números indicados.
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Importante ressaltar que a Central de Atendimento do INSS pode ser acessada pelo número 135. Além disso, todas as pendências e atualizações relacionadas à sua aposentadoria devem ser solucionadas por meio da Central do instituto, juntamente com a plataforma Meu INSS.
E quando a perícia médica INSS deve ser realizada?
Deve-se realizar a perícia médica sempre que for necessário avaliar a possibilidade de concessão, prorrogação ou interrupção do benefício. Nos casos de acidentes, lesões ou doenças, o trabalhador precisará buscar atendimento médico com atestado de afastamento.
A partir desse ponto, a empresa empregadora deve proceder com o agendamento da perícia médica no INSS para comprovar a incapacidade do empregado, o que ocorrerá após 15 dias de afastamento (contínuos ou intercalados num período de 60 dias). Após esse processo, o trabalhador passará a receber o auxílio-acidente ou doença.
No entanto, o INSS determinará o prazo de duração do pagamento com base na incapacidade, sendo necessário realizar uma nova perícia em até 6 meses.
Nos casos de concessão da aposentadoria por incapacidade permanente, o procedimento envolve primeiro a solicitação do auxílio-doença, justamente para comprovar a permanência da incapacidade. Após a confirmação da incapacidade, ocorrerá a concessão da aposentadoria.
Aprenda como ligar para o INSS
Resumidamente, qualquer pessoa que deseje confirmar seu agendamento ou realizar uma variedade de outros serviços, como solicitar um novo benefício, tem a opção de entrar em contato com o INSS, em vez de aguardar uma ligação.
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E assim, é só ligar para a Central de Atendimento no número 135. A chamada é gratuita de telefone fixo ou orelhão, enquanto para telefones celulares, será cobrado o valor de uma ligação local. O atendimento está disponível das 07h às 22h, de segunda-feira a sábado, de acordo com o horário de Brasília.
E se perder o prazo para perícia médica?
Embora seja menos comum, se por acaso você perder o prazo para a perícia médica, recomendamos que entre em contato com o INSS para justificar as razões da perda do prazo. No entanto, se mesmo assim a perícia não for realizada, é necessário recorrer na forma administrativa ou judicial.
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