Existem diversas formas de resolver problemas da aposentadoria, por exemplo, através da plataforma Meu INSS. No entanto, o INSS também possui uma Central de Atendimento, onde se resolve várias pendências, mas, você sabe como ligar para o INSS?
Nos próximos dias, em média, 9 mil pessoas vão receber uma ligação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Essa ligação é para realizar o reagendamento de uma nova perícia médica para quem aguarda o exame.
Veja a seguir tudo sobre como ligar para o INSS. Leia na íntegra!
INSS está ligando para aposentados

Desde o dia 25 de setembro, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que aguardam por uma perícia médica há mais de 45 dias podem ter o procedimento antecipado. E essa comunicação está sendo feita pela Central de Atendimento do INSS, 135.
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E assim, a Central 135 está entrando em contato com os segurados para remarcar atendimentos ou confirmar/antecipar agendamentos de perícia médica e/ou avaliação social. E assim, o número que aparecerá na tela do segurado será (11) 2135-0135.
Essas perícias médicas serão antecipadas através do sistema Atestmed, que permite que os segurados enviem laudos e atestados pela internet para a análise de um médico perito à distância. Inclusive, foi criado durante a pandemia da Covid-19.
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Nos próximos dias, o INSS vai ligar para quem entrou com o pedido do BPC (Benefício de Prestação Continuada), precisa de perícia médica, mas está aguardando há mais de 100 dias. Esse contato está acontecendo por meio dos números indicados.
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Destaca-se que, a Central de Atendimento do INSS é o número 135, e além da plataforma Meu INSS, todas as pendências e atualizações da sua aposentadoria devem ser resolvidas através da Central do instituto.
E quando a perícia médica INSS deve ser realizada?
Deve-se realizar sempre que for necessário identificar a possibilidade de concessão, prorrogação ou interrupção do benefício. Nos casos de acidentes, lesão ou doença, o trabalhador vai precisar buscar atendimento médico com atestado de afastamento.
E a partir daí, a empresa empregadora deverá realizar o agendamento da perícia médica no INSS para que se comprove a incapacidade do empregado, que ocorrerá após 15 dias de afastamento (contínuos ou intercalado num período de 60 dias). Depois disso, passa a receber o auxílio-acidente ou doença.
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No entanto, de acordo com a incapacidade, o INSS vai determinar o prazo de duração do pagamento. E ao final, deve-se realizar nova perícia em até 6 meses.
Nos casos de concessão da aposentadoria por incapacidade permanente, deverá ser solicitado primeiro o auxílio-doença, justamente em razão da permanência ser comprovada. Depois de comprovada a incapacidade, dar-se-á a aposentadoria.
Aprenda como ligar para o INSS
Em síntese, toda pessoa que quiser fazer a confirmação do seu agendamento, ou realizar uma série de outros serviços como pedir um novo benefício, tem a opção de ligar para o INSS, ao invés de esperar a ligação.
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E assim, basta ligar para a Central de Atendimento no número 135. Essa ligação é gratuita de telefone fixo ou orelhão, para telefones celulares, é cobrado o valor para ligações locais. E atendimento: das 07h às 22h, de segunda-feira a sábado, conforme horário de Brasília.
E se perder o prazo para perícia médica?
Embora isso seja mais raro de acontecer, se você perder o prazo para a perícia médica, recomendamos que entre em contato com o INSS para justificar as razões para a perda do prazo. No entanto, se ainda, sim, a perícia não for realizada, é necessário recorrer na forma administrativa ou Judicial.
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