Muitas pessoas podem enfrentar dificuldades para conseguirem se aposentar por conta de não possuírem o tempo de contribuição necessário. Mesmo que o tempo de trabalho seja suficiente, há casos em que o trabalhador parou de pagar a Previdência Social. Dessa forma, quando chega o momento de solicitar o seu benefício, querem pagar o que faltou. Confira agora como pagar INSS retroativo.
É possível pagar o INSS retroativo?

Sim. Os segurados do INSS podem fazer o pagamento retroativo de suas contribuições e isso não é tão incomum. Muitas vezes, o segurado possui o tempo trabalhado, mas não possui contribuições suficientes, pois, em algum momento de sua vida laboral, não houve o recolhimento, por qualquer que seja o motivo.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Mas, a boa notícia é que é possível inteirar os valores de contribuição, pagando o que falta para receber o benefício. Ou, outra opção é pagar de forma retroativa para aumentar os valores recebidos mensalmente. Contudo, existem algumas regras.
Além disso, em alguns casos o INSS não considera o pagamento como tempo de contribuição. Sendo assim, os contribuintes acabam pagando sem necessidade. Por isso, é importante consultar um advogado especialista para não perder dinheiro.
Quanto tempo posso pagar o INSS retroativo?
Quem é segurado obrigatório da previdência, ou seja, quem exerce atividade remunerada, poderá pagar INSS retroativo a qualquer tempo. Desse modo, se o débito for referente aos últimos 5 anos a guia de pagamento pode ser realizada diretamente no site do INSS.
Mas se o pagamento for de período superior aos últimos 5 anos, é necessário abrir um processo administrativo e apresentar provas para que o INSS emita a guia de pagamento.
Como gerar a guia do pagamento?
Para gerar a guia do pagamento, é necessário CLICAR AQUI. Após, é preciso preencher o NIT/PIS do contribuinte e selecionar uma categoria. O NIT/PIS pode ser encontrado na sua carteira de trabalho, ou acessando o seu aplicativo ou site, Meu INSS. Por último, preencha o código “captcha” e clique em confirmar.
O próximo passo é preencher o mês de início e fim, assim como o valor com o qual deseja contribuir. Em “dados de pagamento”, você precisa preencher o código de pagamento, relativo ao tipo de contribuinte e contribuição que você é e está fazendo. Além disso, a data do pagamento.
Em seguida, você verá os meses que informou gerados em um resumo. Bata clicar no quadrado correspondente ao mês que deseja pagar. Se o período estiver em atraso, vai gerar os valores corrigidos, juros e multas se houver. Por fim, clique em “gerar GPS”.
Como pagar INSS retroativo de mais de 5 anos?
Para pagar o INSS retroativo de mais de 5 anos, é preciso abrir um processo administrativo e apresentar provas para que o INSS emita a guia. Assim, você poderá requerer a indenização referente a esse período junto ao INSS, mediante comprovação do efetivo trabalho.
Quais os riscos e vantagens desse pagamento?
Os riscos são o INSS não aceitar o pagamento retroativo. Dessa forma, não adiciona ao tempo de contribuição. Caso ocorra isso, o contribuinte pode solicitar o dinheiro de volta.
Leia mais: Confira se seu nome está na lista para regularizar benefício com a prova de vida INSS 2023
Mas, caso o INSS aceite, o beneficiário poderá adiantar a sua aposentadoria ou aumentar os valores mensais já recebidos.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!