A Caixa Econômica Federal deu início ao pagamento do Abono Salarial PIS/PASEP 2025 no dia 17 de fevereiro, começando pelos trabalhadores nascidos em janeiro. O pagamento do PIS/Pasep é realizado de forma escalonada, e para saber exatamente quando o saldo estará disponível para saque, o trabalhador deve estar atento ao calendário específico.
Quem Tem Direito ao Abono Salarial?
Para ser elegível ao Abono Salarial PIS/PASEP 2025, é necessário que o trabalhador tenha cumprido alguns critérios:
- Trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2023, que é o ano-base utilizado pelo governo para o cálculo.
- O valor do abono varia conforme o tempo de serviço. Somente quem trabalhou por 12 meses completos terá direito ao valor cheio, que é um salário mínimo (R$ 1.518,00) na cotação atual.
- Também têm direito aqueles que receberam até dois salários mínimos (R$ 2.640,00) e foram inscritos no programa há pelo menos 5 anos. Além disso, é fundamental que os dados do trabalhador tenham sido informados pelo empregador na RAIS (até 15 de maio de 2024) ou no eSocial (até 19 de agosto de 2024).
Como Verificar Se o Abono Salarial Está Disponível?
Para saber se o Abono Salarial PIS 2025 já está disponível, o trabalhador deve se atentar ao calendário de pagamento. Além disso, é possível acompanhar o status do benefício pelo Aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que fornece informações detalhadas sobre o PIS/Pasep, incluindo as datas de pagamento.
Também é possível consultar o status do pagamento diretamente pelo site da Caixa Econômica Federal ou pela Central Alô Trabalho 158.
Calendário de Pagamento do Abono Salarial PIS/PASEP 2025:
- Nascidos em Janeiro: Recebem a partir de 17 de fevereiro
- Nascidos em Fevereiro: Recebem a partir de 17 de março
- Nascidos em Março e Abril: Recebem a partir de 15 de abril
- Nascidos em Maio e Junho: Recebem a partir de 15 de abril
- Nascidos em Julho e Agosto: Recebem a partir de 16 de junho
- Nascidos em Setembro e Outubro: Recebem a partir de 15 de julho
- Nascidos em Novembro e Dezembro: Recebem a partir de 15 de agosto

