O programa CNH Social, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), está com inscrições abertas até 23h59 do dia 29 de setembro de 2024. Esta iniciativa visa a formação e a qualificação de condutores, com foco em inseri-los no mercado de trabalho.
O prazo de inscrição foi ampliado de 11 para 20 dias, aumentando as chances de mais candidatos tomarem conhecimento e se inscreverem no programa. Esta é uma excelente oportunidade para obter a CNH gratuitamente.
As vagas oferecidas são divididas entre primeira habilitação, adição de categoria e mudança de categoria, além de vagas reservadas para Pessoas com Deficiência (PCD) e egressos do sistema prisional.
Como Fazer a Inscrição no CNH Social?
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/4/X/Cd6RrzRwigtZaBQZ2Dzg/cnh-gratis-768x425-730x425.jpg)
Para se inscrever, o interessado deve acessar o site do Detran-ES e clicar no banner ou botão do programa “CNH Social“. As inscrições devem ser feitas com as informações pessoais precisas, em conformidade com os dados do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal), atualizado até 13 de julho de 2024.
O candidato deverá escolher a categoria desejada no ato da inscrição entre as seguintes opções:
- Primeira Habilitação: Categoria A (moto) ou Categoria B (carro)
- Adição de Categoria: Categoria A (moto) ou Categoria B (carro)
- Mudança de Categoria: D (van e ônibus) ou E (caminhão e carreta)
Após a inscrição, não é possível mudar a categoria escolhida. Portanto, é importante decidir com atenção.
Quais os Benefícios Oferecidos pelo Programa?
Os candidatos selecionados no programa CNH Social têm direito a um processo de habilitação completo e gratuito, que inclui:
- Captura biométrica na agência do Detran-ES;
- Exames médicos e psicológicos em clínicas credenciadas;
- Exame toxicológico para categorias D ou E;
- 20 aulas teóricas e práticas na autoescola;
- 15 aulas práticas para adição de categoria “A ou B”;
- Até três reprovações, com direito a duas aulas extras em caso de reprovação na prova prática.
Em caso de falta, o candidato deverá pagar a taxa de remarcação da prova e as taxas cobradas pela autoescola. Todo o processo de seleção é realizado eletronicamente, com base nos dados do Cadastro Único.
Quais Cursos de Capacitação Estão Disponíveis?
Além da habilitação, o programa oferece cursos de capacitação para inserir os condutores no mercado de trabalho, como:
- Transporte de Produtos Perigosos
- Transporte Escolar
- Transporte de Passageiros
- Transporte de Carga Indivisível
- Transporte de Veículos de Emergência, Mototáxi ou Motofrete
Os interessados precisam comparecer pessoalmente a uma empresa credenciada para se inscrever nos cursos. É necessário que o condutor tenha sua última CNH emitida pelo benefício CNH Social, seja maior de 21 anos e não tenha cometido infrações graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses.
Como Funciona a Inscrição para Egressos do Sistema Prisional?
Egressos do sistema prisional também podem se inscrever, desde que estejam registrados junto à Secretaria da Justiça (Sejus) e cumpram os requisitos previstos no edital do programa. A Sejus encaminhará a listagem dos candidatos ao Detran-ES, que preencherá até 13% das vagas disponíveis para este público.
A seleção dos candidatos é feita eletronicamente, baseando-se em critérios como renda per capita, número de componentes no grupo familiar, nível de escolaridade, ser beneficiário do Bolsa Família e ordem de inscrição. Se as vagas reservadas não forem preenchidas, serão revertidas para ampla concorrência.
Fique Atento ao Cronograma!
Veja abaixo o cronograma do programa CNH Social:
- Inscrições: De 10/09/2024 a 29/09/2024
- Resultado dos selecionados: Às 12h do dia 14 de outubro de 2024
- Matrícula dos selecionados: De 14/10/2024 até 28/10/2024
- Lista única de suplentes: Às 12h do dia 16/12/2024
- Matrícula dos suplentes: De 12h de 16/12/2024 até 30/12/2024
Para mais informações e inscrições, acesse o site do Detran-ES e saiba como aproveitar essa oportunidade de qualificação e inserção no mercado de trabalho.