No último informe da Climatempo, um grave alerta foi emitido para a costa do Rio Grande do Sul. Um ciclone extratropical que se formou sobre o oceano está agendado para atingir a região nesta segunda-feira (27), prometendo alterar drasticamente o cotidiano da população local. Diante da iminência de fortes chuvas, municípios no entorno já tomaram medidas preventivas.
As escolas de várias cidades optaram pela suspensão das atividades nos dias 27 e 28 de junho, visando a segurança de estudantes e funcionários. Além dos transtornos educacionais, as temperaturas na capital Porto Alegre deverão permanecer abaixo dos 15ºC até a manhã de terça-feira, com previsão de leve aumento somente no decorrer do feriado.
Quais áreas serão mais afetadas pelo ciclone?

O fenômeno climático, potencializado pelo ciclone, facilitará a formação de nuvens muito carregadas. Espera-se que a zona mais criticamente afetada seja o litoral gaúcho, incluindo áreas urbanas densamente prejudicadas como Porto Alegre e a região da Serra. Apesar das previsões que indicam volumes de chuva não tão extremos, os especialistas alertam para o risco de temporais com raios e rajadas de vento a qualquer momento.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Impacto nos sistemas de água e possíveis prejuízos:
- O Litoral Sul e Norte podem registrar até 50 milímetros de chuva.
- A Grande Porto Alegre poderá acumular cerca de 40 milímetros durante o dia.
- Áreas próximas à bacia do Guaíba, sob vigilância do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS, podem enfrentar variações relevantes nos níveis de água.
Leia mais: Receita libera consulta ao maior lote de Restituição do IR! Veja Quem Recebe
Próximas previsões e recomendações para a população:
A terça-feira (28) reserva a continuidade de tempo chuvoso ao longo do litoral, enquanto outras áreas poderão experimentar um dia nublado com possibilidade de garoa. No decorrer da semana, a tendência é de melhoria no tempo, com miúdas exceções no litoral norte, indicando uma quarta-feira (29) de reverências à estabilidade climática.
Os especialistas aconselham atenção redobrada às instruções dos órgãos de segurança e à necessidade premente de reportar qualquer situação de risco iminente. Essa é uma medida eficaz para reduzir danos e garantir a integridade da população e dos serviços públicos essenciais durante este período de instabilidade meteorológica.
Respondendo à emergência: números e dados relevantes
Esta não é apenas uma questão de alteração na rotina; as consequências dos recentes eventos climáticos têm sido severas:
- Mortos: 169
- Desaparecidos: 56
- Feridos: 806
- Pessoas em abrigos: 55.813
- Pessoas desalojadas: 581.638
- Pessoas afetadas: 2.345.400
Leia mais: Decisão Histórica do TSE Mantém Mandato de Sergio Moro
O estado vem enfrentando sérios desafios, e é fundamental que cada membro da comunidade se mantenha informado e preparado para responder de maneira segura e efetiva às adversidades impostas pelo clima.
Veja Também: LULA ANUNCIA REDUÇÃO NA TAXA DE JUROS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!