A carteirinha do idoso é um documento que assegura algumas vantagens para os idosos e garante alguns direitos para esse público. É possível solicitar esse documento de forma gratuita e apresentar quando for necessário, para garantir vantagens exclusivas. Saiba agora como você pode emitir e quem tem direito.
Antes de mais nada, os idosos possuem uma série de direitos, mas que acabam não usufruindo por puro desconhecimento. O Estatuto do Idoso é um documento criado por lei que conta com uma série de leis para garantir mais qualidade de vida para os idosos. E a carteirinha do idoso é uma forma de identificação para ter acesso a esses direitos. Entenda.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
O que é a carteirinha do idoso?

Como já falado, é um documento de identificação emitido para o idoso. Com esse documento, o idoso garante desconto de 50% nos transportes. Contudo, é preciso que a pessoa idosa tenha uma renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos.
Quem tem direito a nova carteira do idoso em 2023?
O idoso com mais de 60 anos que possui renda igual ou inferior a dois salários mínimos. A comprovação de renda se faz por meio da inscrição no Cadastro Único. Sua validade é de dois anos, mesmo tempo de validade do Cadastro Único, que precisa de atualização a cada dois anos.
As empresas de transporte são obrigadas a aceitar esse documento e ele vale em todo o território nacional. Esse documento contém as informações pessoais e um QR Code que serve para a sua validação pelas empresas.
Leia mais: Liberação extraordinária: INSS vai disponibilizar R$17.189 em agosto. Veja se você está na lista!
Quais os dados presentes na carteirinha do idoso?
Os dados presentes na carteira do idoso são: nome completo, data de nascimento, número de documento de identificação (identidade), número do CPF, e, por fim, o número de identificação social (NIS). Além disso, é claro, data de expedição e de validade.
Como emitir a carteirinha do idoso?
A emissão da carteirinha do idoso pode ser feita de forma online. Para isso, basta acessar a plataforma da Carteira da Pessoa Idosa (CLIQUE AQUI). Na tela de início, há o campo “Emitir carteira”. O sistema vai pedir login e senha, que é o mesmo da plataforma gov.br.
Mas, se você não tiver esse acesso, basta acessar o gov.br e criar, seguindo o passo a passo. Esse login dá acesso ao Meu INSS, carteira de motorista digital, dentre outros sistemas do Governo Federal.
Leia mais: DINHEIRO ESQUECIDO: Consulte agora e garanta sua fatia dos R$7 bilhões do Banco Central!
Já possuindo o cadastro, basta digitar o CPF, clicar em “continuar”. Logo após, abre a tela principal e você deve clicar novamente em “emitir carteira”. Outra página se abre com diversas opções, inclusive para validar a carteira. Como você está solicitando, deve clicar na primeira opção “emitir carteira da pessoa idosa”.
Por fim, você pode fazer o download, imprimir ou como você preferir. As empresas de transporte precisarão apenas ter acesso ao QR Code para validar as informações, então tenha esse campo bem legível. Também é possível emitir no CRAS, com documentos pessoais e número do NIS, de forma presencial.
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!