Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem consultar a data em que receberão os pagamentos de aposentadorias, pensões e auxílios ao longo de 2024.
O calendário divulgado pelo INSS considera o número final do benefício, desconsiderando o último dígito verificador que aparece após o traço. Por exemplo, se o número de benefício for 123.456.789-0, o dígito final é 9.
Para aqueles que recebem até um salário mínimo, os pagamentos referentes ao primeiro mês do ano variam de 25 de janeiro a 7 de fevereiro, dependendo do dígito. Já para os segurados com renda mensal superior ao piso nacional, os depósitos de janeiro começam a ser creditados em 1.º de fevereiro. Veja o calendário de pagamento com detalhes a seguir.
Calendário INSS 2024

O INSS realiza o pagamento de 39.036.865 benefícios previdenciários mensais, conforme levantamento feito com base na folha de pagamento de novembro. Desse total, 5.657.745 são benefícios assistenciais, e 33.379.120 são previdenciários.
Leia mais: Calendário INSS Dezembro: Verifique as Datas de Recebimento da Aposentadoria!
Segundo o mesmo levantamento, 26.168.062 segurados recebem até um salário mínimo, enquanto aqueles que ganham acima do piso nacional somam 12.868.803 pessoas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como saber quanto vai receber?
Primeiramente, para saber o valor a ser recebido do INSS, os aposentados ou pensionistas que não têm acesso à internet podem entrar em contato com a Central 135. Nesse canal, precisam fornecer o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais para prevenir fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Leia mais: 14º Salário dos Aposentados: Qual valor poderá ser pago para segurados?
Aqueles que têm acesso à internet podem utilizar o site ou aplicativo Meu INSS. Após realizar o login, na tela inicial, basta clicar no serviço “Extrato de Pagamento” para visualizar o extrato e obter todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.
A consulta também pode ser feita por meio do aplicativo Meu INSS, disponível para dispositivos com sistemas Android e iOS. Assim como no acesso pelo site, é necessário fazer login e senha inicialmente. Em seguida, todos os serviços disponíveis e o histórico das informações do beneficiário serão apresentados.
Últimas notícias INSS
Encontra-se em tramitação um novo projeto que propõe o pagamento de um adicional no salário dos aposentados e pensionistas do INSS a cada 5 anos.
O projeto de lei 1.468, apresentado pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), propõe alterações na lei 8.213 de 1996, que trata dos planos de benefícios da Previdência Social, com o objetivo de instituir o quinquênio para os aposentados.
Leia mais: Governo Oferece Oportunidade de Viagens Econômicas para Idosos! Saiba Mais!
De acordo com o parlamentar, a intenção é reduzir a desigualdade no reajuste dos benefícios do INSS em comparação com o salário mínimo. O projeto não faz distinção entre aqueles que recebem o salário mínimo e os que têm benefícios mais elevados. Portanto, se aprovado, o projeto asseguraria um abono de 5% a cada cinco anos para todos os beneficiários do INSS.
No entanto, antes de ser aprovado, o projeto precisa passar pela análise da Comissão de Finanças e Tributação e também pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Portanto, resta aguardar as novidades em relação ao projeto.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais: