Os microempreendedores individuais (MEI) podem, a partir desta terça-feira (30), acessar um pacote de serviços totalmente digitais oferecidos pela Caixa Econômica Federal. O objetivo é tornar mais acessível a inclusão digital e reduzir os custos para esses empreendedores, incentivando, assim, a geração de empregos.
O pacote lançado pela Caixa inclui uma ampla gama de serviços e produtos voltados para os MEI. Entre eles, destaca-se uma linha de crédito especial chamada GiroCaixa Fácil. Esta linha de crédito pode disponibilizar até R$ 10 mil, dependendo da análise de crédito do banco, com um prazo de até 24 meses para pagamento e uma taxa de juro de 4,01% ao mês.
Como funcionam os novos serviços digitais para MEI

A Caixa também está introduzindo uma ferramenta chamada Azulzinha, que transforma o celular do cliente em uma maquininha de cartões. Dessa forma, os microempreendedores podem aceitar pagamentos de qualquer lugar, sem custo de aluguel e com suporte para várias formas de pagamento, incluindo por aproximação.
Além disso, o pacote inclui um seguro de proteção para casos de acidentes pessoais. Esse seguro é destinado a microempreendedores com idade entre 18 e 80 anos e oferece coberturas para morte acidental, internação, invalidez por acidente, e incapacidade temporária por acidente ou doença.
Quais são as vantagens desses serviços digitais do MEI?
Os microempreendedores podem contar com diversos benefícios adicionais ao se inscreverem nesse pacote de serviços digitais da Caixa:
- Reparo de equipamentos
- Consultas por videochamadas (telemedicina)
- Boas práticas ambientais para o negócio
- Assistência para casa, carro e motos
- Suporte tecnológico
- Assistência funeral para a família (incluindo cônjuges e filhos)
A abertura e o acesso a esses serviços são feitos por meio do aplicativo Caixa Tem, sem necessidade de upload de documentos. O cliente precisa apenas do CNPJ e do Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) da empresa.
O que é necessário para se inscrever no pacote da Caixa?
Para facilitar o cadastramento, a Caixa disponibiliza o processo de credenciamento através do aplicativo Caixa Tem. Abaixo estão os passos necessários para acessar os serviços:
- Baixe o aplicativo Caixa Tem
- Tenha em mãos o CNPJ
- Tenha o Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI)
- Siga as instruções no aplicativo para cadastrar sua conta
- Aproveite os benefícios e serviços disponíveis
Por que os serviços digitais da Caixa são importantes para MEI?
Esses novos serviços digitais visam dar mais autonomia e suporte aos microempreendedores, facilitando o dia a dia desses profissionais e permitindo um melhor gerenciamento de seus negócios. Com facilidade de acesso e uma ampla gama de benefícios, os microempreendedores podem focar no crescimento de seus negócios com a segurança de ter um suporte financeiro e tecnológico robusto.
Em resumo, o movimento da Caixa Econômica Federal busca empoderar os microempreendedores individuais através de ferramentas digitais, suporte financeiro e serviços variados, promovendo assim a inclusão digital e incentivando o crescimento econômico no país.