O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está programado para pagar a segunda parcela 13 salário INSS aos aposentados e pensionistas a partir de sexta-feira, dia 24. O cronograma de pagamento é escalonado, sendo os primeiros beneficiários a receber aqueles que ganham até um salário mínimo, com o prazo final de pagamento até o dia 7 de junho.
Contudo, é necessário se preparar, pois há quem tenha descontos na segunda parcela 13 salário INSS. Afinal, com esse pagamento desconta-se o imposto de renda e pensão alimentícia. Confira mais detalhes.
Calendário de pagamento da segunda parcela 13 salário INSS
Inicialmente, recebe quem tem direito a um salário mínimo e depois os que recebem mais do que o piso salarial nacional. É importante ressaltar que alguns dos beneficiários poderão ter algum desconto no pagamento do crédito, como imposto de renda.
A segunda parcela do 13º corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor antecipado, sendo paga juntamente com o benefício do mês de maio. Confira a seguir o calendário completo e se planeje financeiramente:

Leia Mais: URGENTE: Pagamento em Dobro para BPC LOAS – Veja como sacar
Como Consultar
Para consultar o número do cartão do benefício, os beneficiários podem acessar o site e o aplicativo Meu INSS, utilizando o serviço “extrato de pagamento”. Além disso, a consulta pode ser pela central 135, que está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Leia mais: NOVIDADE: Regras de Aposentadoria Mudam para Quem Nasceu entre 1964 e 1969 – Saiba Mais!
Quem Recebe a segunda parcela 13 salário INSS?
A segunda parcela 13 salário INSS é para os aposentados, pensionistas e pessoas que receberam, ao longo de 2024, benefícios temporários, como auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão. Nestes casos, o valor é proporcional ao tempo de recebimento do benefício. Contudo, quem recebe salário-maternidade também tem direito ao 13º proporcional, porém, ele é pago junto com a última parcela do benefício, e não junto com os demais beneficiários.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Por outro lado, quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ao idoso e à pessoa com deficiência não tem direito ao valor adicional da segunda parcela 13 salário INSS.
Veja também: LULA vai ANTECIPAR salário de R$1.412,00?
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!