O 13º salário, popularmente conhecido como abono natalino, é uma remuneração extra que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paga anualmente. Este valor é direcionado a aposentados, pensionistas e indivíduos que recebem determinados auxílios, como auxílio-doença. Por outro lado, aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não são elegíveis para esta parcela adicional. No ano de 2024, as condições de pagamento mantêm certas especificidades. Quem começou a receber benefícios a partir de junho deste ano terá um pagamento único de 13º. Já para quem recebe há mais tempo, a distribuição será como de costume, entre abril e maio, conforme o calendário regular.
Qual é o cronograma do 13º salário do INSS em 2024?
O INSS organiza o pagamento do 13º salário de forma sistemática, usando o último dígito do número do benefício (NB) e o valor mensal recebido como critérios. Há um cronograma distinto para quem recebe até um salário mínimo e para aqueles que ganham acima disso.

Como verificar o valor e a data do pagamento do 13º salário?
Aqueles que têm direito ao 13º salário dispõem de várias opções para consultar suas informações de pagamento. O aplicativo e o site Meu INSS oferecem um meio conveniente e seguro para se obter o extrato de pagamento. Além disso, a central telefônica 135 fornece suporte aos beneficiários, bastando fornecer dados como CPF durante a chamada. Para quem prefere atendimento presencial, as agências do INSS estão disponíveis.
De que forma o 13º salário influencia a economia?
A injeção de recursos causada pelo pagamento do 13º tem um grande efeito na economia do país. Principalmente no final do ano, a circulação desse dinheiro extra vem a estimular setores como comércio e serviços. Em 2024, com o pagamento do 13º previsto em uma única parcela para alguns, a expectativa é que haja um impulso robusto na demanda interna.
Para muitas famílias, este adicional serve como um alívio financeiro, auxiliando no saneamento de dívidas ou permitindo a aquisição de bens. Este impacto vai além dos beneficiários diretos, uma vez que também aquece o mercado, gerando um ciclo positivo de consumo e recuperação econômica.