De antemão, o 14 salário antecipado pelo banco é uma medida que está sendo muito divulgada desde o ano passado para os aposentados. Essa medida, inclusive, traz mais dúvidas do que certezas e pode gerar prejuízos se não for bem explicada.
Em média, mais de 4 milhões de aposentados estão negativos no Brasil e, grande parte deles, contraíram dívidas com consignados durante a pandemia da Covid-19 para lidar com as finanças. Nesse sentido, as várias promessas sobre o 14 salário estarão tirando o sono dessas pessoas.
Então, veja a seguir sobre o 14 salário antecipado pelo banco e confira se é uma boa estratégia solicitar. Confira!
Entenda as consequências trazidas pela pandemia aos aposentados

Durante a pandemia da Covid-19, os brasileiros enfrentaram diversos problemas de saúde, e também uma crise financeira que trouxe prejuízos enormes ao Brasil. Nesse sentido, para tentar amenizar a situação, o Governo Federal resolveu tomar várias medidas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Entre elas se destacam o Auxílio Emergencial, além da antecipação do 13 salário para os aposentados. No entanto, os aposentados não foram atendidos de nenhuma outra forma, ou seja, com nenhum auxílio como foi o emergencial.
Embora não sejam a maioria no Brasil, os aposentados somam cerca de 30 milhões de brasileiros, sendo a grande maioria sendo idosos com mais de 60 anos. Ou seja, também a idade mais afetada pela pandemia da Covid-19.
Nesse sentido, os gastos com medicamentos e cuidados com a saúde dobraram. Inclusive, há idosos que foram internados e precisaram se manter apenas com um salário mínimo do INSS. Nesse cenário, recorrer aos empréstimos consignados foi a única solução encontrada.
Leia mais: INSS vai pagar salário em dobro: Veja como receber
Em suma, os aposentados contraíram ainda mais dívidas e não tiveram nenhum suporte do Governo Federal. No entanto, uma medida anunciada trouxe esperança para os mais de 30 milhões de aposentados, que seria o 14 salário INSS. Então, a seguir entender sobre como funciona.
Do que se trata o 14 salário INSS?
De autoria do Deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) o Projeto de Lei nº 4.367/2020 traz como fundamento o auxílio financeiro aos beneficiários do INSS que, durante o período da pandemia tiveram sua subsistência resguardado pela Seguridade Social.
Leia mais: ATENÇÃO: INSS Libera SURPRESA NA CONTA para Beneficiários! Saiba Se Você Está Incluso!
Nesse sentido, o projeto ainda está em tramitação e segue para a Câmara dos Deputados. No entanto, se aprovado, seguirá para o Senado. Em caso de aprovação, para a sanção da Presidência da República. No entanto, ainda não foi aprovado.
Em suma, também vale destacar que, não é comprovado que o 14 salário será aprovado em 2023, já que não há recursos disponíveis e não foi previsto no Orçamento de 2023 que, inclusive, já passou dos limites previamente definidos.
Leia mais: É AGORA: Descubra A Melhor Notícia que Aposentados INSS Receberão em 2023! – Veja o Passo a Passo
14 salário antecipado pelo banco e as taxas de juros
Em razão do atraso da aprovação do 14 salário do INSS, algumas instituições financeiras decidiram trabalhar com o 14 salário antecipado que funcionaria como uma forma de empréstimo! Ou seja, ao antecipar os valores que seriam devidos, os aposentados precisariam pagar a instituição financeira.
Leia mais: CONFIRA ESSA NOVIDADE AGORA! Aposentados Terão Novo Aumento de 10,68% – Veja Quem Vai Receber!
No entanto, não se trata de um empréstimo consignado, ou seja, por se tratar de uma modalidade de empréstimo pessoal, traz taxas de juros altas que podem acabar causando ainda mais prejuízos para os aposentados.
Em suma, antes de decidir pela contratação do 14 salário antecipado pelo banco, lembre-se de que não se trata de uma antecipação, mas, sim, uma forma de empréstimo concedida pela instituição e conheça bem todas as regras do contrato. Assim, poderá se proteger por eventual descumprimento de contrato.
Leia mais: INSS VAI PAGAR Automaticamente valores na conta dos Aposentados – CONFIRA AGORA!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

