Pela primeira vez, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realizou a concessão de uma pensão por morte de forma automática. Continue acompanhando e confira em seguida todos os detalhes!
INSS concede pensão por morte automaticamente

A solicitação feita por um segurado que reside na cidade do Rio de Janeiro, teve sua concessão feita pelo Instituto de forma automática. Nesse sentido, essa automação, garante mais celeridade na análise de benefícios. Correspondendo essa espécie de benefício a terceira maior fila com requerimentos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Vale destacar que a pensão por morte urbana, visa auxiliar os dependentes dos segurados do INSS que residem em áreas urbanas. Dessa forma, para conseguirem receber o benefício, precisam fazer de primeiro momento, a solicitação pelo site ou aplicativo Meu INSS.
Na automatização das solicitações, o órgão vai fazer a análise por meio dos dados do segurado que constem nos sistemas e conferir com os dados fornecidos pelo segurado no momento do pedido. Informações que constem em outras bases de dados, também são usadas no momento da análise
Leia em seguida: PROVA DE VIDA INSS 2023: Descubra quem precisa fazer no 2º semestre e evite problemas!
Consequentemente, proporciona mais celeridade na análise dos requerimentos feitos ao INSS, que conta com a terceira maior fila de espera, ficando atrás somente do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e aposentadoria por idade.
No mês de abril, por exemplo, estavam acumulados 1,2 milhão de solicitações, sem contar os correspondentes aos benefícios que precisam de perícia como o auxílio-doença. Desse total, 136 mil equivaliam a pedidos de pensão por morte.
Como pedir o benefício para o INSS?
Para fazer o pedido da pensão por morte, o primeiro passo é estar cadastrado no Meu INSS. Plataforma do Instituto que garante acesso a todos os serviços oferecidos de forma digital. Posteriormente, acesse o site ou aplicativo e clique em “Novo Pedido”.
Leia em seguida: Benefícios EXCLUSIVOS: Carteira Digital do INSS! Veja como solicitar
Feito isso, na barra de busca, digite pensão e selecione a opção que estão buscando. Após siga os comandos em tela.
Documentos necessários
O sistema do INSS vai solicitar o CPF do segurado falecido e dos dependentes. Além disso, serão necessários documentos que comprovem o tempo de contribuição da pessoa e outros documentos podem ser solicitados.
Leia em seguida: BENEFÍCIO EXCLUSIVO: Aposentados terão evento especial com vantagens incríveis – Veja como fazer parte!
Como acompanhar a resposta?
Para acompanhar a resposta da sua solicitação, acesse o site ou aplicativo Meu INSS e selecione a opção “Consultar pedidos”. Após localize o processo na lista e clique em “Detalhes” para verificar todas as informações e o andamento da solicitação.
Leia em seguida: BOLADA DO FGTS 2023: Descubra quem tem direito e como sacar os lucros distribuídos!
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!