Nesta última terça-feira, dia 26/09, o Governo Federal criou uma iniciativa inédita que vai beneficiar milhares de idosos! Assinada pelos ministros Juscelino Filho (Comunicações) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), a nova medida promete mudanças no acesso à energia elétrica, e ela ficou conhecida como programa Poste Legal.
Veja a seguir o que é, e como vai beneficiar milhares de pessoas!
O que é o programa Poste Legal

Na sua rua tem um poste com um monte de fios emaranhados? Esse não é um cenário difícil de se ver no Brasil! Além de tornar o aspecto do local desagradável, isso ainda pode acarretar possíveis problemas, como no caso de um fio partir e continuar correndo energia.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
O programa Poste Legal, na verdade, é o Programa Nacional de Compartilhamento de Postes. Cujo objetivo é organizar os fios nos postes das cidades brasileiras e assim, otimizar o acesso à energia elétrica.
Locais como periferia, e ruas com maior habitação e instalação de imóveis são os mais comuns de se encontrar os fios de diferentes tipos de fornecimento se embaralhando. Um visual comum nestes lugares! Mas além do impacto que o montante causa, como dissemos anteriormente, ele pode causar riscos de choque elétrico. O que coloca a vida da população em risco.
Atualmente, os postes de energia, sua instalação e fios são de responsabilidade das empresas de energia, telefonia e internet. Além dessas empresas, ainda há outras que utilizam os postes para estabelecer seus serviços.
Leia mais: PODE COMEMORAR: Aposentados Terão Novo Aumento de 10,68% – Veja Quem Vai Receber agora mesmo!
Sendo assim, após a portaria, foi realizada uma regulamentação feita pelas agências reguladoras de energia (Aneel) e telecomunicações (Anatel) que ainda será publicada com todas as regras para as demais empresas seguirem. Serão diretrizes que precisam ser respeitadas por essas organizações.
Para o diretor-geral da ANEEL, “a criação dessa Política soma esforços ao trabalho conjunto das agências reguladoras, muito bem conduzido pelo diretor Hélvio Guerra (ANEEL) e pelo conselheiro Moisés Moreira (Anatel)”.
Como o Poste Legal vai ajudar na energia elétrica?
É importante ressaltar que os postes são destinados a instalações dos cabos e fios elétricos, essa é uma prática comum e tradicional nas ruas dos grandes centros. Até porque os postes precisam ser compartilhados entre as empresas, e a estrutura desse compartilhamento vem se tornando uma preocupação.
De acordo com o ministro Juscelino Filho, “hoje, 65 milhões de residência possuem internet graças aos postes”.
Dessa forma, qualquer mudança feita na estrutura dessas instalações vai impactar uma boa parcela de pessoas. Bem como, o fornecimento de energia que depende primordialmente deste método para chegar as casas das famílias brasileiras.
Sendo assim, os ministérios de Minas e Energia e de Comunicação, concordam que as mudanças que o benefício poste legal vai trazer, será de grande ajuda para os consumidores, isto por que:
Leia mais: NOTÍCIA BOA: Novos VALORES ESQUECIDOS Prontos para Serem Sacados – Consulte Agora!
- A mudança nas instalações tornará os postes muitos mais seguros;
- Os bairros ficaram com um visual mais agradável;
- As empresas que mais usam esse método, terão custos operacionais reduzidos, e assim, poderão repassar essa economia diminuindo o valor da energia elétrica.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

