A busca pela aposentadoria é um objetivo dos trabalhadores, que almejam desfrutar de um período de descanso após encerrarem suas atividades laborais. O intuito é garantir que essas pessoas não tenham preocupações financeiras ao pararem de trabalhar.
Além disso, o INSS oferece diversos benefícios, porém, é possível que alguns deles sofram cortes. Para saber mais sobre esse assunto, é recomendado buscar mais informações.
Além da aposentadoria, o INSS é responsável pelo pagamento de diversos benefícios, tais como pensão por morte, auxílios por incapacidade temporária e permanente, salário-maternidade e auxílio-reclusão, entre outros. No entanto, alterações nas regras têm ocasionado a situação em que muitas pessoas não estão recebendo esses benefícios.
Mudanças nos benefícios do INSS

Desde a implementação da Reforma da Previdência, ocorreram alterações nas regras para o recebimento dos benefícios do INSS. Em muitas situações, houve um aumento na idade mínima e no tempo de contribuição, o que resulta na necessidade de uma contribuição maior por parte dos trabalhadores e em um tempo reduzido para obter os benefícios.
Para ilustrar, houve o aumento da idade mínima para aposentadoria por idade das mulheres, que passou de 60 anos para 62 anos, juntamente com a obrigatoriedade de ter 15 anos de contribuição.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
INSS anunciou o novo presidente
No dia 5 de julho, foi anunciado o novo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que apresentou algumas novidades em relação ao órgão. A mais relevante delas é a criação do Portal da Transparência da Previdência.
Leia mais: Saiba tudo sobre o 13º salário do Bolsa Família exclusivo para Pernambuco!
Através desse portal, será viável aos cidadãos acompanhar em tempo real o status da fila de espera para o recebimento dos benefícios previdenciários.
Corte de benefícios do INSS
Além disso, outra mudança em relação ao ano passado diz respeito à possibilidade de corte nos benefícios previdenciários em razão da prova de vida do INSS. A partir de agora, não é mais necessário que o beneficiário se desloque até a agência para efetuar essa comprovação.
Leia mais: EMPRÉSTIMO BPC: Descubra AGORA as novas regras IMPERDÍVEIS!
Para a realização da prova de vida, a Previdência utilizará os sistemas do Governo, incluindo informações como a participação nas eleições, consultas efetuadas pelo Sistema Único de Saúde, empréstimos realizados por meio de biometria ou reconhecimento facial, entre outros.
No entanto, no ano anterior, a previdência não tinha a possibilidade de realizar os cortes, entretanto, este ano já é factível efetuá-los caso seja constatada alguma irregularidade. Por isso, é fundamental estar atento caso receba alguma notificação para realizar a prova de vida.
Leia mais: Conheça os 11 Benefícios Exclusivos Garantidos pela Lei para Idosos Acima de 60 Anos!
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!