Você sabia que beneficiários do Bolsa Família tem direito a isenção na conta de luz? Isso se torna possível através da participação no programa Tarifa Social. O objetivo está em garantir que famílias de baixa renda possam ter acesso à energia elétrica.
Nesse sentido, a tarifa social se trata de um programa criado pelo governo federal que oferece altos descontos na conta de energia elétrica para os participantes do Bolsa Família. Garantindo acesso a esse programa, as famílias conseguem economizar mais dinheiro todos os meses.
Como todo programa social, para ter acesso à Tarifa Social, os interessados devem estar inscritos no Cadastro Único. Usado pelo governo para localização das famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Além disso, os beneficiários do Bolsa Família, devem manter seus dados em dia, e diante de qualquer mudança precisam fazer a comunicação. Caso contrário, a atualização deve acontecer a cada dois anos.
Para essas famílias, o desconto tem como referência a faixa de consumo de energia, bem como, o número de moradores da residência. Por isso, se manter elegível para participar do programa Tarifa Social, garanta a sua isenção na conta de luz. Continue acompanhando!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Bolsa Família: critérios de isenção da conta de luz

Primeiramente, para ter direito a isenção da conta de luz proporcionado pelo programa Tarifa Social, os interessados precisam estar recebendo o Bolsa Família, pago para brasileiros de baixa renda. Além disso, precisam ter o Número de Identificação Social (NIS) para poderem ser localizados.
Leia em seguida: Previdência Social e INSS: Qual a diferença? Descubra agora
Como mencionamos, manter o Cadastro único atualizado se torna indispensável. Em relação ao desconto da Tarifa Social, fica proporcional ao consuma de energia elétrica, famílias e o número de pessoas que moram na casa. Mas precisa permanecer dentro dos limites para usar o benefício.
Passo a passo para beneficiário do Bolsa Família solicitar a Tarifa Social
1.° – Verifique se sua inscrição no Bolsa Família está ativa e o seu Número de Identificação Social (NIS);
2.° – Posteriormente, confira se os seus dados estão atualizados no Cadastro Único. Em caso de alguma mudança, informe imediatamente o órgão responsável;
3.° – Conheça as faixas de consumo de energia elétrica;
4.° – Contate a empresa responsável pela distribuição da energia elétrica de sua região para informar que você participa do Bolsa Família e quer pedir a Tarifa Social;
5.° – Separe os documentos que comprovem que você está inscrito no Bolsa Família como, por exemplo, o NIS;
6.° – A análise do seu cadastro será feita pela companhia de energia, caso esteja de acordo, o seu acesso à Tarifa Social vai estar liberado;
7.° – Por fim, aprova a solicitação, os descontos na conta de luz dos participantes do Bolsa Família já vai estar disponível.
Leia em seguida: Mudança no BPC LOAS preocupa beneficiários – Veja agora
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

