Atualmente, o governo federal fornece a população inúmeros benefícios em todas as regiões do país. Entre eles, se destaca o Bolsa Família, antigo Auxílio-Brasil, mas outras formas também garantem acesso a auxílios disponibilizados pela União.
O auxílio cesta básica, por exemplo, também está acessível para as famílias, mas muitos brasileiros desconhecem esse benefício. Dessa forma, preparamos este artigo para garantir que você entenda como funciona e se os aposentados tem direito de fazer a solicitação. Continue acompanhando!
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Como funciona o auxílio cesta básica?

A pandemia de Covid-19, afetou drasticamente a economia brasileira, neste período, para reduzir os impactos na vida da população, houve a criação do auxílio cesta básica. Desse mogo, o Governo Federal, garantiu que as famílias de baixa renda conseguissem manter sua alimentação e higiene pessoal.
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Mas este benefício, somente tem a pretensão de atender as famílias em situação de vulnerabilidade, para poderem se alimentar e fazerem os cuidados pessoais diariamente, não beneficiando os aposentados até o momento. Além disso, os estados possuem a responsabilidade de estabelecer as regras do auxílio.
Como solicitar o auxílio cesta básica?
Cada estado do país determina as regras para que a população de baixa renda possa ter acesso ao auxílio cesta básica. Inclusive, houve a elaboração de projeto de lei para beneficiar os aposentados, mas infelizmente, sua aprovação não ocorreu.
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Entre as regras comuns, podemos mencionar o limite de até três salários mínimos como renda e inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). Nesse sentido, não podem participar do programa:
- Aquelas que receberam renda mensal no último ano;
- Se entre os componentes do grupo familiar, alguém estiver recebendo segurado-desemprego ou benefícios previdenciários;
- Esteja recendo outros programas sociais do governo, com exceção do Bolsa Família;
- Tiver entre os membros familiares servidores públicos.
Como fazer o Cadastro Único?
Como mencionamos, um dos requisitos para receber o auxílio cesta básica é estar inscrito no CadÚnico, pois através desse sistema, o governo consegue localizar as famílias que estão vivendo em situação de vulnerabilidade.
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Portanto, para fazer a inscrição no programa, o representante familiar deve ir até o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da sua cidade, para saber se pode requer o auxílio, cesta básica ou solicitar outros benefícios sociais.
Para fazer uma consulta simples sobre a situação da sua família no CadÚnico, acesse o site do governo federal ou compareça em um posto de atendimento mais perto da sua casa, para que a consulta seja feita presencialmente.
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