Ter certeza que não é necessário realizar uma atualização cadastral no INSS é de suma importância para continuar recebendo os pagamentos do instituto.
Fora os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios, os trabalhadores também podem ter um cadastro na plataforma e acessar as funcionalidades gratuitamente, caso precisem.
Veja a seguir o passo a passo para atualizar os dados cadastrais do INSS e mantenha seu acesso.
Por que é importante manter os dados atualizados no INSS?
Primeiramente, manter a atualização cadastral do INSS em dia é indispensável para ter acesso a todas as ferramentas e serviços disponibilizados pela Previdência Social.
Além disso, os beneficiários do INSS devem realizar a atualização cadastral recorrente se não quiserem ficar sem receber seu benefício. Por isso, trabalhadores de carteira assinada podem ter um cadastro no sistema para facilitar a verificação do tempo que falta para se aposentar e fazer a simulação da aposentadoria.
Atenção: O trabalhador que tem contribuições com a previdência, mas percebeu que nem todas as contribuições foram registradas, precisa solicitar a correção para ter o cálculo da aposentadoria correto.

Quem deve realizar a atualização dos dados cadastrais?
Fora os aposentados e pensionistas, pessoas que recebem auxílio ou outro benefício do INSS também precisam realizar a atualização. Os principais são:
- Auxílio-Doença;
- Auxílio-Acidente;
- Salário-Maternidade;
- Benefício de Prestação Continuada e outros benefícios.
- Oportunidade: Portabilidade de empréstimo consignado
Documentos necessários para atualizar os dados no INSS
Antes de falamos quais os documentos necessários, é preciso ter conhecimento de quais são os dados cadastrais que podem ser alterados, confira:
- Alteração de nome (devido a uma separação ou emissão de nova certidão de casamento);
- Alteração de e-mail ou telefone para contato;
- Atualização da atividade (no caso de Empregado Doméstico, Contribuinte Individual, Facultativo ou Segurado Especial);
- Mudança de endereço.
De toda forma, a documentação para atualizar a plataforma é:
- Documento de identificação com foto;
- CPF
- Título de eleitor;
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento.
Atenção: Pessoas que são representantes legais ou procurador devem apresentar:
- Procuração;
- Termo de representação legal (curatela, tutela ou termo de guarda);
- Documento de identificação com foto;
- CPF.
Outros documentos importantes para a atualização cadastral são:
- Extrato de empréstimo consignado;
- Extrato de pagamento de benefícios;
- Extrato para Imposto de Renda;
- Extrato previdenciário (Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS);
Como fazer a atualização dos dados cadastrais do INSS?
Para atualizar seus dados cadastrais no INSS, siga estes passos:
- Acesse o portal Meu INSS e faça login.
- Escolha “Agendamentos/Solicitações”.
- Clique em “novo requerimento”.
- Busque por “dados” e selecione “atualização dos dados cadastrais”.
Fique atento e acompanhe a sua solicitação
Por fim, é importante ter ciência de como anda a sua solicitação, para isso, o próprio INSS emite alertas, e questiona se você deseja acompanhar o andamento da solicitação.
Portanto, para acompanhar a solicitação, basta ligar para o número 135, ou acessar o site e app Meu INSS. Porém, ao selecionar “Sim” a autarquia irá encaminhar e-mails notificando quanto ao processo.
Nesse sentido, mantenha o olho aberto em seu e-mail e também na caixa de spam.