Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

ATENÇÃO: Qualquer idoso pode se aposentar pelo INSS? Entenda como funciona

Confira as regras para aposentadoria em 2024.

0

Qualquer idoso pode se aposentar pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ? Essa dúvida paira sobre muitos brasileiros, mesmo caso ele não tenha contribuído com o instituto durante sua vida, portanto, falaremos sobre a aposentadoria do INSS no artigo a seguir.

Qualquer idoso pode se aposentar pelo INSS?

Regras de aposentadoria do INSS (Fonte: Edição / Jornal JF)
Regras de aposentadoria do INSS (Fonte: Edição / Jornal JF)

A aposentadoria é muito importante para os cidadãos, já que é um recurso para que a pessoa ao atingir uma idade mais avançada, consiga parar de trabalhar e ainda tenha um meio para conseguir se manter financeiramente.

Leia Mais: Como Aumentar o Serasa Score e Potencializar sua Aprovação de Crédito – Confira aqui

No entanto, para conseguir a sua aposentadoria é necessário cumprir alguns requisitos, existem vários tipos de aposentadoria, e cada uma delas necessita de requisitos diferentes.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp

Regras de aposentadorias do INSS

Como foi dito acima, existem vários tipos de regras para se aposentar, algumas delas são as seguintes:

  • Regra da idade mínima progressiva

Para se aposentar através dessa regra em 2024, as mulheres devem ter 58 anos e seis meses de idade e 30 anos de contribuição com o INSS, já os homens devem ter 63 anos e seis meses de idade e 35 anos de contribuição;

  • Regra de Pontos

Para se aposentar através dessa regra as mulheres precisam ter 91 pontos, e ao menos, 30 anos de contribuição, para os homens são necessários 101 pontos, e ao menos, 35 anos de contribuição.

Leia Mais: Hérnia de Disco Agora Entra na Lista do Auxílio-Doença do INSS em 2024- Veja

  • Regra de aposentadoria por idade

Na aposentadoria por idade, os homens devem ter, pelo menos, 65 anos de idade, para mulheres é necessário ter, pelo menos, 62 anos.

Contribuição para se aposentar pelo INSS

Atualmente existem dois tipos de contribuição do INSS, uma obrigatória e outra facultativa. Desse modo, na contribuição obrigatória, o contribuinte deve realizar pagamentos ao INSS sobre a sua remuneração mensal.

Leia Mais: Antecipação do 13º salário do INSS 2024: tudo o que precisa saber

Já a contribuição facultativa é destinada para aquele que não realiza atividade remunerada, mas ainda deseja ter a aposentadoria, desse modo, a pessoa pode optar por contribuir mesmo sem realizar atividade remunerada.

Como se aposentar sem contribuir com o INSS?

Não há como se aposentar sem contribuir com o INSS. Existe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) garantido através da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), que se trata de um benefício assistencial que garante um salário mínimo mensal para idosos e pessoas com deficiência de baixa renda.

Veja Também:

CONFIRMADO: TRISTE NOTÍCIA para quem RECEBE ACIMA do MÍNIMO – NÃO vai ter AUMENTO REAL? APOSENTADOS (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.