Os pagamentos mensais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são aguardados com grande expectativa por milhões de brasileiros. Assim, está começando os pagamentos de quem recebe mais que um salário mínimo, chegando a R$ 7.786. Confira a seguir as datas exatas de pagamento para os beneficiários, além de outras informações essenciais que você pode conferir a seguir.
Acessando Informações do Benefício do INSS

Além de saber as datas de pagamento, é crucial entender como acessar informações sobre seu benefício. O INSS oferece ferramentas digitais como o aplicativo e o site Meu INSS, permitindo que os segurados consultem extratos e gerenciem serviços essenciais sem sair de casa.
Quem Tem Direito a Receber os Benefícios da Previdência Social?
O INSS oferece uma ampla variedade de benefícios além da aposentadoria, incluindo:
- Auxílio-doença
- Auxílio-reclusão
- Pensões
- Salário-família e salário-maternidade
- Pecúlio
- Seguro-defeso
Os servidores do INSS desempenham um papel vital no suporte financeiro de muitos brasileiros, garantindo assistência em momentos de necessidade e segurança financeira após a aposentadoria.
Quem Receberá R$ 7.786 este mês?
Aqueles que recebem acima do salário mínimo estão começando a receber em 01 de julho. Assim, para verificar a data de pagamento, observe o número final do seu cartão de benefício, desconsiderando o último dígito após o traço. Por exemplo, se o número do cartão é 123456789-0, considere o número 9 como dígito final. Consulte o calendário completo a seguir!

Como Consultar o Extrato do INSS?
De acordo com o INSS, quem não tem acesso à internet pode consultar os valores ligando para a Central 135. É necessário informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais. O atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Para quem tem acesso à internet, é possível consultar o site Meu INSS. Após fazer o login, clique em “Extrato de Pagamento” na tela inicial. Essa consulta também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para sistemas Android e iOS.
EXTRA: INSS Sofre Processos
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a instituição mais processada do país, superando bancos, governos estaduais e empresas. Segundo o relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o INSS acumula cerca de 3,8 milhões de ações judiciais, representando 4,5% dos processos em tramitação na Justiça brasileira.
Especialistas apontam que os principais motivos para essa judicialização são problemas nas perícias médicas e dificuldades nos sistemas. A Caixa Econômica Federal está em segundo lugar, com 2,8% do total de ações (2,4 milhões de processos), enquanto o Bradesco ocupa a terceira posição com 0,68% (572 mil processos).
Entre os processos contra o INSS, quase 1,3 milhão são pedidos relacionados a benefícios por incapacidade, representando 34% do total. A maioria são ações de segurados em busca do auxílio-doença, seja tradicional ou acidentário, totalizando quase 800 mil pedidos aguardando decisão judicial. A aposentadoria por invalidez destaca-se com 496 mil processos.
Outros pedidos também acumulam grande volume de ações judiciais. A aposentadoria por tempo de contribuição tem 537,7 mil ações, enquanto a aposentadoria especial, para trabalhadores em condições insalubres, perigosas ou penosas, tem quase 245 mil processos.
Os problemas na análise de documentos, especialmente laudos médicos nos pedidos de benefício por incapacidade, levam muitos segurados a buscar a Justiça para garantir seus direitos.
A demora na análise é um fator crucial, fazendo com que muitos recorram à via judicial antes de esgotar os recursos administrativos no Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), a “segunda instância” do INSS.