Anualmente realizada entre aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a prova de vida segue como um procedimento obrigatório a todos os segurados do instituto, para garantir a manutenção da folha de pagamento.
O procedimento garante que os beneficiários ainda receberão seus benefícios, evitando fraudes nos pagamentos da autarquia. Neste ano, a prova de vida passa por novas alterações, e um grupo específico de beneficiários passa a não precisar mais realizar as confirmações da Prova de Vida.
Quem precisa fazer a prova de vida do INSS?
Dentre os grupos de beneficiários do INSS, os que realmente precisam se preocupar com a realização da prova de vida, são os beneficiários de longa data do instituto. Aqueles que recebem benefícios a mais de 10 anos! Esse ano, a prova de vida deve ser realizada por 17 milhões de beneficiários, incluindo aposentados, pensionistas e os que recebem benefícios por incapacidade.
Ainda é válido ressaltar que, normalmente, não realizara prova de vida do INSS acarreta suspensão dos pagamentos, no entanto, esse ano a regra mudou, e até o dia 31 de dezembro deste ano (2024), não realizar a prova de vida não estará sujeito a suspensão.
Como a prova de vida do INSS é feita em 2024?

Outra importante mudança que a prova de vida trouxe aos beneficiários do INSS, é a possibilidade de realizar o procedimento do conforto de casa apenas acessando o app ou site Meu INSS!
Caso você não saiba, o INSS passou a ser responsável por realizar o procedimento, o que permite que os idosos não precisem mais se locomover até uma instituição bancária para fazer a prova de vida. Pequenos atos do cotidiano do beneficiário servem como dados para comprovar que este está vivo.
Ou seja, a autarquia cruza informações de outros bancos de dados com os seus para identificar se o idoso aposentado continua vivo e pode recebendo os pagamentos. Mas como dissemos, essas informações são obtidas por meio de ações presentes no cotidiano do idoso.
Em outras palavras, sozinho, o INSS não consegue validar a prova de vida. O que demanda que o beneficiário realize ações simples como acessar o app ou site Meu INSS!
Saiba quem teve a prova de vida suspensa:
Por fim, uma mudança recente e que pode impactar milhões de beneficiários, é que há segurados do instituto que não precisarão realizar a prova de vida este ano, sem se preocupar em serem suspensos!
São eles: aposentados e pensionistas do Rio Grande do Sul, que recentemente perderam tudo com as chuvas que atingiram o estado no último mês. Na intenção de não prejudicar esse grupo, o instituto suspendeu a obrigatoriedade de realização do procedimento até o dia 31 de outubro!
Porém, quem estava com o pagamento suspenso desde o dia 1º de maio precisa realizar o procedimento para voltar a receber os valores. A recomendação do Governo Lula é que, logo após o final do prazo de suspensão, os cidadãos busquem agências do INSS ou do seu banco para realizar o procedimento.