Diversos idosos que recebem aposentadorias e pensões optam por contratar empréstimos consignados e utilizar cartões consignados, alternativas que oferecem taxas de juros mais vantajosas em comparação com outras disponíveis no mercado financeiro. Mas, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fez uma revelação que vai causar impactos diretos nos beneficiários.
A partir do dia 21 de agosto, entrou em vigor uma taxa de juros atualizada para novos contratos de serviço consignado. Essa revisão das taxas saiu posteriormente a deliberação no Plenário do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) e publicação no Diário Oficial da União (DOU). Saiba mais a seguir!
1 – Empréstimo consignado

Inicialmente, antes de abordarmos a discussão sobre a redução das taxas de juros relacionada ao empréstimo consignado dos aposentados e pensionistas do Instituto, precisamos estabelecer uma compreensão clara dessa categoria.
Leia em seguida: VITÓRIA PARA TODOS: INSS muda IDADE PARA SE APOSENTAR – Confira agora as novidades para os brasileiros neste ano de 2023
Nesse sentido, em termos gerais, o empréstimo consignado representa uma alternativa de crédito com vantagens exclusivas, proporcionando condições de pagamento simplificadas e taxas de juros reduzidas.
Isso se deve ao pagamento automático das prestações do empréstimo, descontado diretamente do salário mensal do contratante. Como resultado, as instituições financeiras possuem uma garantia de recebimento, o que permite a disponibilização de altas quantias para os aposentados e pensionistas, uma vez que o risco de inadimplência é praticamente zero.
Siga sua leitura e saiba como ficaram os juros do consignado para aposentados e pensionistas em 2023!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
2 – Cartão de crédito consignado e cartão benefício consignado
O cartão de crédito consignado e o cartão benefício consignado apresentam funcionalidades muito semelhantes. Portanto, oferecem limites aos aposentados e pensionistas, permitindo saques em dinheiro e disponibilizando um limite próprio de crédito para compras.
Leia em seguida: ATENÇÃO: R$ 2 Bilhões em Dinheiro Esquecido! Consulte e Veja se Você Tem Direito – Prazo Acabando!
Para fazer a contração de cada uma dessas modalidades, o interessado tem a possibilidade de reservar até 5% do seu salário para o cartão consignado e mais 5% para o cartão benefício consignado.
Contudo, a dedução do valor mínimo da fatura é feita automaticamente do salário de benefício do contratante, enquanto o restante do valor a ser pago, fica a cargo da pessoa, podendo incorrer em juros até o prazo de vencimento da próxima fatura.
Leia em seguida: ACABA DE SAIR: Salário dos Aposentados Receberá Reajuste – Confira o Novo Valor agora mesmo e se Surpreenda!
Novos juros do consignado INSS para 2023
Como mencionado, do dia 21 de agosto em diante, as taxas de juros do serviço consignado destinados aos aposentados e pensionistas do INSS passaram a ser aplicadas em novos contratos com outros percentuais. Nesse sentido, as taxas seguem da seguinte forma:
- Empréstimo consignado: até 1,91% ao mês (antes era 1,97%);
- Cartão de crédito consignado e cartão benefício consignado: até 2,83% ao mês (antes era 2,89%).
Leia em seguida: Isenção de IPTU para Idosos: Como Garantir seu Benefício em 2023 – Veja como funciona
Dessa forma, ao optarem pelo serviço consignado nas novas condições de taxas de juros, os aposentados e pensionistas pagam menos, o que garante uma quantia adicional em suas finanças. Isso abre uma oportunidade para direcionar esse dinheiro para outras necessidades que possam contribuir para a melhoria de suas qualidade de vida.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!