Grande novidade para idosos acima de 60 anos! Um novo benefício do Governo foi liberado há pouco tempo para você! Não perca a oportunidade de receber gratuitamente internet em casa. A iniciativa é válida apenas para os idosos.
Continue conosco para entender como realizar o cadastro, qual tipo de internet é, quem que pode solicitar e muito mais!
Internet Grátis para Idosos
Agora idosos tem direito a Internet Grátis, de alta velocidade em casa, sem importar o estado em que residem!
A iniciativa é do Governo Federal e visa prestar amparo e promover a inclusão digital, bem como garantir aos cidadãos mais velhos o direito de acessar serviço essenciais, manter contato com os entes queridos, explorar oportunidades de aprendizado, bem como de diversão e entretenimento.
Benefícios da internet gratuita para idosos

Conexão com familiares e amigos
Com a internet gratuita, idosos podem se manter conectados a seus parentes queridos, mesmo à distância, por meio de apps de mensagens, chamadas de vídeo e redes sociais. Assim, é possível compartilhar momentos, trocar atualizações e fortalecer os laços afetivos, reduzindo o sentimento de solidão.
Serviço indispensáveis
Instituições bancárias e serviços privados migraram para as plataformas online, tornando a internet indispensável para os que precisam realizar transferências, receber valores, etc.
Com o acesso gratuito à internet, os idosos poderão acessar informações sobre benefícios previdenciários, agendamento médicos, perícias, serviços bancários e muito mais sem gastar um real.
Oportunidade de aprendizado contínuo
O terceiro benefício é o direito ao aprendizado contínuo. A internet é uma fonte abundante de conhecimento, o que permite que idosos explorem novos interesses, aprendam habilidades e se mantenham atualizados sobre diversos tópicos, cursos online, tutoriais, materiais educativos disponibilizados gratuitamente e que incentiva o aprendizado.
Entretenimento
Ter acesso à internet gratuita permite também o acesso a opções de entretenimento e lazer para os idosos. Assim, esse grupo pode assistir filmes, ouvir música, ler livros digitais, participar de comunidades virtuais e jogos.
Temos também as plataformas de streaming que tem sido companheiros para muitas pessoas.
Quais os requisitos?
Nesse sentido, os requisitos para obter a internet gratuita para todos, oferecida pelo governo, são:
- Atender requisitos idade mínima: o benefício é destinado para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos;
- Comprovar renda: é necessário comprovar renda mensal familiar de até três salários mínimos;
- Documentação necessária: o idoso precisa apresentar documentos como carteira de identidade, CPF e também comprovante de residência.
No entanto, os procedimentos e documentos específicos podem variar conforme o programa ou operadora responsável pela oferta do benefício com o governo, dependendo da região.
Inúmeras iniciativas governamentais foram implementadas para prestar internet gratuita a idosos em diferentes estados e municípios do Brasil. Confira a seguir alguns exemplos para saber em qual se aplica.
Programas de internet gratuita por estado
Primeiramente, temos o programa de acesso gratuito à internet (AGI), criado pelo Ministério das Comunicações com o objetivo de levar internet gratuita para todos de baixa renda, o que inclui idosos.
O programa faz parceria com empresas de telecomunicações e oferece pacotes de dados gratuitos para acesso a sites e aplicativos selecionados.
O projeto internet para todos é uma iniciativa do Governo Federal em conjunto com a Anatel, e visa a inclusão digital em todo o país através de parcerias com operadoras. Com ele, é possível ter acesso a diferentes planos de internet gratuitos ou subsidiados para famílias de baixa renda, beneficiando, também, os idosos.
Temos iniciativas próprias de estados como o programa internet para todos em São Paulo e o acesso livre no Rio de Janeiro que oferecem pacotes de dados gratuitos para população idosa e também para aqueles de baixa renda.
Como ter acesso
Por fim, para garantir o acesso à internet gratuita para idosos, antes, é preciso entender qual programa está disponível para a sua região. É possível pesquisar iniciativas governamentais através da internet quando conectado a um ponto de acesso.
Confira os procedimentos necessário, reúna a documentação que vimos acima, e os demais documentos que forem pedidos. Procure a operadora para preencher o formulário de solicitação, e aguarde a análise e aprovação.