A pergunta que todos os beneficiários se fazem é se Lula vai pagar o 14 salário no ano de 2023. Os aposentados poderão aguardar o abono extra ainda esse ano? O Governo Federal se pronunciou sobre isso. Confira em seguida quais são as últimas informações sobre esse pagamento e quem vai receber.
O 14 salário do INSS ganhou esse nome, pois é um valor a mais, pago além do salário e do abono natalino (13º salário). O projeto que visa o seu pagamento está em tramitação na Câmara dos Deputados e o Governo Federal se pronunciou sobre isso, demonstrando que o projeto é de conhecimento e uma das pautas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
O que é o 14º salário do INSS

O 14º salário do INSS é um projeto de lei que visa o pagamento do abono extra para beneficiários do Instituto. Ele foi criado pelo Deputado Pompeo de Mattos, através do PL 4367/2020. Esse pagamento, de acordo com o PL, deve ser em dois anos.
A ideia surgiu em meio ao caos da pandemia de Covid-19 e a expectativa era pagar ainda naquele período. Contudo, por conta da tramitação, não houve tempo hábil e continua em análise 3 anos depois.
Leia mais: ANÚNCIO INSS: Abono Extra Confirmado para 2023 – Descubra se você está na lista agora mesmo!
Quem tem direito ao 14º salário do INSS?
O pagamento do 14º salário do INSS é de direito de quem recebe aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão. Ficam de fora quem recebe Benefício de Prestação Continuada- BPC e Renda Mensal Vitalícia- RMV.
Lula vai pagar 14 salário em 2023?
O Governo Federal se pronunciou sobre o pagamento do 14º salário por meio do Ministro da Previdência Carlos Lupi. De acordo com ele, não há chances de pagamento do benefício em 2023, pois o Governo não possui orçamento suficiente para tal. O Ministro reitera que seriam necessários bilhões para conseguir custear todos os beneficiários.
E, mesmo que houvesse o valor disponível para pagar, não seria possível por conta da tramitação em que o projeto está atualmente. Ele ainda não passou por todas as etapas necessárias para aprovar um projeto de lei. Veja em seguida a tramitação.
O que falta para aprovar o 14 salário dos aposentados?
O 14 salário dos aposentados precisa passar por votação na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e na Presidência da República. A expectativa é que esse ano o projeto de lei já estivesse em uma etapa mais avançada, mas acabou atrasando após várias discussões e divergências entre os representantes.
Até então, teve aprovação na Comissão de Seguridade Social e Família, na Comissão de Finanças e Tributação e está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, onde aguarda votação. Essa comissão seria a última, mas o Deputado Tiago Mitraud enviou um requerimento para inclusão de mais duas comissões na votação do projeto.
Então, Lula vai pagar 14 salário apenas após passar por todas as etapas citadas acima.
Leia mais: Expectativas para o 14º Salário dos Aposentados em 2023: Quem tem Direito e Como será Aprovado?
Veja também
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!