Em uma recente iniciativa, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou o lançamento de uma operação focada na revisão de benefícios sociais, com o objetivo de detectar e corrigir pagamentos que não estão de acordo com as regulamentações vigentes. Esta ação visa recuperar aproximadamente R$ 10 bilhões, promovendo uma gestão mais eficiente dos recursos destinados à seguridade social e assegurando a justiça na distribuição dos benefícios previdenciários no Brasil.
O escrutínio do INSS será aplicado principalmente nos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do auxílio-doença e do seguro-defeso. Estes três benefícios são essenciais para o sustento de muitos brasileiros vulneráveis, incluindo idosos de baixa renda, pessoas com deficiência e pescadores artesanais durante períodos de vedação à pesca.
O que motiva a INSS a realizar essa reavaliação dos benefícios?

A necessidade dessa revisão extensiva surge do reconhecimento de que, devido a adiamentos nas revisões bienais e outros procedimentos de controle, pagamentos indevidos foram mantidos, algumas vezes por falta de atualizações ou cruzamento efetivo de dados. Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, ressaltou a importância de implementar metodologias avançadas, como cruzamentos de dados e perícias médicas rígidas, para confirmar a real necessidade dos recebedores desses benefícios.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Como o INSS busca prevenir fraudes?
Para combater as fraudes e garantir que apenas os elegíveis recebam as ajudas, o INSS intensifica a utilização de dados biométricos e interconexões com outros órgãos federais, a fim de assegurar uma análise minuciosa e justa. Além disso, com vistas a proteger os cidadãos, o órgão previdenciário também enrijeceu as políticas de prova de vida, utilizando tecnologias atuais que dispensam o comparecimento físico dos beneficiários, reduzindo o risco de golpes.
Leia mais: Como Criar Seu Testamento: Guia Completo e Tipos Disponíveis. Saiba mais!
Precauções contra golpes associados à prova de vida
O INSS tem adotado várias estratégias para alertar os segurados sobre os perigos dos golpes digitais, particularmente aqueles associados à prova de vida. Os criminosos, aproveitando-se das tecnologias de comunicação, muitas vezes tentam enganar os beneficiários para obter dados pessoais e bancários. O Instituto reforça a necessidade de usar somente os canais oficiais para qualquer transação ou comunicação, como a Central 135 e o aplicativo Meu INSS, e alerta os cidadãos a nunca compartilharem informações pessoais em mensagens suspeitas ou não solicitadas.
Leia mais: Última Chance Para Sacar O FGTS! Veja Como Solicitar! – Diário de Notícias
Com essas medidas, o INSS espera não apenas recuperar fundos indevidamente distribuídos, mas também fortalecer a integridade do sistema de segurança social do país, garantindo que todos os contribuintes e beneficiários sejam tratados com justiça e equidade, conforme as normas estabelecidas.
Leia mais: APOSENTADORIA como MEI: Saiba Como Garantir o Seu Benefício!
Veja Também: INSS pega TODOS de SURPRESA
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!