A plataforma do Meu INSS, criada pela Previdência Social, traz uma forma prática e conveniente para acessar os serviços do INSS. O Meu INSS entra em destaque por agilizar atendimentos que antes ocorriam pelas agências físicas, economizando tempo e esforço dos segurados.
Através do site ou app, os beneficiários e futuros segurados podem acessar uma par de serviços, como: extratos, solicitar benefícios, realizar a prova de vida e aproveitar diversos outros serviços, todos gratuitos.
Vejamos a seguir guia completo sobre como usar o Meu INSS, acesso às funcionalidades oferecidas por essa plataforma.
O que é o Meu INSS?
O Meu INSS foi desenvolvido para trazer facilidade para os beneficiários do instituto. O site ou app comporta mais de 90 serviços, acessíveis de forma digital. A plataforma é a solução da Previdência para reduzir as filas das agências e tornar a informação mais acessível ao trabalhador.
Para acessar e começar a usar os serviços, basta baixar o app para Android e IOS, ou acessar o link meu.inss.gov.br.
Como entrar e acessar o Meu INSS?

Atualmente, o acesso do Meu INSS foi unificado pelo login e senha do Gov.br, ou seja, basta usar as suas informações de login desta plataforma, ou criá-las para acessar os serviços do Meu INSS.
Também é possível realizar o login por meio de biometria facial, QR Code, certificado digital ou certificado digital em nuvem, ou mesmo pelo CPF.
Descubra como usar o Meu INSS pelo site e pelo aplicativo:
Pelo site do INSS
- Acesse o site oficial;
- Aperte a opção “Entrar com gov.br”;
- Na nova tela que abrir, digite o seu CPF e aperte “Continuar”;
- Em seguida, digite a senha e aperte “Entrar”.
- Na página inicial aparecerá os principais serviços. Para buscar um serviço específico, digite o nome na barra de busca “Do que você precisa?”.
Pelo aplicativo do Meu INSS
- Após instalar o aplicativo Meu INSS no celular, aperte a opção “Entrar com gov.br”;
- Digite o seu CPF e aperte “Continuar”;
- Em seguida, digite a senha e aperte “Entrar”.
- Na tela principal aparecerá os principais serviços. Para buscar um serviço específico, digite o nome na barra de busca “Do que você precisa?”
Perdi a senha do Meu INSS, e agora?
Primeiramente, para recuperar a senha, basta acessar o Meu INSS, clicar em “Entrar com gov.br”, inserir seu CPF e “Continuar”.
Após selecione “Esqueci minha senha”, preencha o reCAPTCHA e avance. Em seguida, escolha uma das opções para gerar uma nova senha. Também é possível recuperá-la com o e-mail ou telefone cadastrados, biometria facial e pelo internet banking dos bancos autorizados.
Como saber se o benefício foi aprovado na Previdência Social?
Para saber se o seu benefício foi aprovado ou não, basta realizar o login e, logo na página inicial, clicar em “Consultar pedidos”. Localize o seu processo e confira se seu benefício foi concedido ou indeferido.
Vale ressaltar que, de acordo com a Lei dos Processos Administrativos (Lei 9.784/1999), o INSS tem 30 dias para conceder ou negar o seu requerimento. Além disso, o tempo pode ser prorrogado por mais 30 dias, caso o instituto tenha motivos de não ter analisado seu benefício dentro do tempo estipulado por lei.
Portanto, o prazo pode se estender por 60 dias. Após, caso tenha sido aprovado, a carta de concessão será emitida pelo órgão e enviada para o seu endereço, porém, pode também ser acessada pelo Meu INSS.
Após a concessão do benefício, o INSS tem até 45 dias para iniciar o pagamento.