Os finais de ano no Brasil não é apenas um sinônimo de festas e encerramento de ciclos. Como também é o momento em que os beneficiários do INSS podem ser contemplados com os pagamento do 13º salário.
O pagamento da gratificação pode ser feito em parcela única, bem como pode ser dividido em duas parcelas iguais. Esse ano, o 13º salário do INSS foi antecipado, o que faz com que os beneficiários do abono natalino se perguntem se ainda vão receber algum pagamento extra esse ano.
A boa notícia é que o abono extra será pago ainda este ano de 2023 para alguns beneficiários do INSS em novembro, como de praxe. Confira a seguir se você receberá no próximo mês!
Entenda sobre a importância do 13º salário INSS

Em primeiro lugar, o 13º salário do INSS surgiu após ter sido considerado que os aposentados poderiam precisar de um apoio financeiro em meio as festas de fim de ano, mais as cobranças de impostos no início de todos os anos do IPTU e do IPVA.
Assim, o abono extra seria creditado na conta dos aposentados em duas parcelas, nos meses de agosto e novembro, dessa forma, os segurados poderiam contar com os valores em conta no fim de cada ano.
Leia mais: GRANDE OPORTUNIDADE: BANCO CENTRAL com R$7,1Bi não sacados – Confira se há algo para você!
Além disso, o valor do décimo terceiro salário é calculado conforme o piso nacional do país — este ano de 2023, em R$1.320. Todavia, os beneficiários do décimo terceiro que recebem acima do piso, tem o 13º salário reajustado com o Índice Nacional de Preços do Consumidor (INPC). Portanto, caso cogite, é possível consultar as parcelas do 13º salário do INSS no site ou app do Meu INSS.
Por fim, a importância do 13º salário é tão grande, que desde 2020, após a pandemia de Covid-19 infectar os brasileiros em massa, os pagamentos vêm sendo antecipados para proporcionar aos aposentados um auxílio em meio a crise econômica que se instaurou no país.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Quem ainda receberá o 13º salário do INSS em novembro?
A princípio, a notícia não é nada positiva para alguns segurados do instituto. Primeiramente há um grupo de beneficiários que já havia recebido antecipadamente o pagamento das parcelas do 13º salário nos meses de maio e junho. Sendo assim, não existe mais nenhum valor do abono em novembro deste ano para alguns beneficiários!
No entanto, para aqueles segurados que tiveram seus benefícios aprovados a partir de maio, a previdência não contou de tempo hábil para processar o valor em folha de pagamento. Desse modo, para estes beneficiários o pagamento do abono natalino do INSS é feita em parcela única no mês de novembro de 2023.
Leia mais: ALERTA: Casa SEM PERSONALIZAÇÃO? Governo disponibiliza para idosos – Confira as condições!
13º salário INSS é uma forma de empréstimo?
Para resumir, o 13 salário INSS não é uma forma de empréstimo. Por conta da criação do abono natalino, voltada a proporcionar alívio nessa época do ano, em razão das datas comemorativas, e altos preços dos produtos.
Ou seja, o 13 salário é um abono voltado a auxiliar aposentados e pensionistas do INSS. Todavia, os que recebem Benefício de Prestação Continuada não tem direito ao abono extra, pelo benefício ter natureza assistencial e não contributiva.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!