INSS realizou alteração no formato da prova de vida. A nova modalidade já está valendo desde o ano passado, mas o Instituto ainda não estava realizando as suspensões devido a um prazo que a Previdência recebeu para fazer as modificações em seu sistema. Contudo, em 2023, já é possível suspender se o beneficiário ficar inadimplente com a comprovação de sua vida. Veja agora como vai funcionar a prova de vida INSS agosto.
Apesar de os beneficiários do INSS não precisarem mais ir até a agência bancária para fazer a prova de vida, devem ficar atentos nas atualizações de seus dados para que não aconteça nenhum problema que possa vir a suspender o seu benefício. Agora, a análise será automática.
Como vai ser a prova de vida em 2023?

O INSS deverá analisar os sistemas do Governo Federal para comprovar se aquele beneficiário está vivo ou não. Tudo será feito de maneira remota. O Instituto vai analisar se o beneficiário precisou de algum serviço que depende de sua presença física ou que utiliza biometria ou reconhecimento facial.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
- acesso ao aplicativo Meu INSS, com selo ouro ou outros aplicativos ou sistemas do Órgão e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
- realização de empréstimo consignado, feito por reconhecimento biométrico;
- atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras;
- perícia médica por telemedicina ou presencial;
- atendimento no sistema público de saúde ou rede conveniada;
- vacinação;
- cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
- atualizações no Cadastro Único, somente quando for efetuada pelo responsável pelo grupo;
- votação nas eleições;
- emissão ou renovação de passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar, carteira de identidade ou outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
- recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;
- declaração de imposto de renda como titular ou dependente.
Prova de vida INSS agosto- quem precisa fazer
A data de referência da prova de vida continua sendo o aniversário do beneficiário. Portanto, quem aniversaria no mês de agosto, passará pela análise da Previdência Social. Se não houver nenhuma atualização nesse período, o INSS possui mais 10 meses para comprovar a vida do beneficiário. Caso não seja possível, o INSS encaminha uma notificação para que o beneficiário faça a comprovação de vida.
Como acontece a suspensão dos benefícios em 2023?
Nesse período de 60 dias, o beneficiário deve procurar uma agência presencialmente, ou realizar a prova de vida digital. Passados esses 60 dias, caso não haja a regularização, o INSS encaminha um servidor até o local. Se mesmo assim não conseguir comprovar a vida do beneficiário, poderá haver a suspensão.
Leia mais: PÉSSIMA NOTÍCIA PARA APOSENTADO: INSS corta APOSENTADORIA – Veja quem está na lista de prejudicados
Após seis meses, pode acontecer o corte definitivo do benefício. Se isso ocorrer, o beneficiário precisa começar o procedimento do zero, fazendo a solicitação da concessão, o que implica que ele vai para a fila do INSS novamente.
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!