O 13º salário é um benefício garantido por lei no Brasil, oferecendo um pagamento extra aos trabalhadores formais, aposentados e pensionistas. Este abono é aguardado com expectativa por muitos, já que ajuda a equilibrar as finanças de final de ano. Todos os trabalhadores com carteira assinada, servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS são elegíveis, desde que tenham trabalhado no mínimo 15 dias no ano. Beneficiários de auxílios temporários também recebem, enquanto benefícios assistenciais como o BPC não são cobertos por essa legislação.
Como e Quando o 13º Salário é Pago?

No âmbito do mercado de trabalho, os empregadores têm a opção de dividir o 13º em até duas parcelas. A primeira parcela é efetivada sem dedução de contribuições, enquanto a segunda é sujeita a descontos do INSS e Imposto de Renda. Para os aposentados e pensionistas do INSS, o calendário de pagamento é disponibilizado anualmente, e nos últimos tempos, esses pagamentos têm sido antecipados, permitindo que os beneficiários recebam mais rapidamente.
Qual é o Calendário de Pagamento do 13º em 2024?
Em 2024, os aposentados e pensionistas do INSS observaram o recebimento adiantado do 13º durante o primeiro semestre. Entretanto, quem teve início do recebimento dos benefícios após maio receberá o 13º de maneira única em novembro. A antecipação desse pagamento ajudou muitos a reorganizar suas finanças antes do habitual, gerando um impacto positivo no orçamento familiar.
Confira o calendário atualizado do INSS abaixo:

O Que Pode Mudar no 13º até 2025?
A expectativa para 2025 gira em torno do aumento do salário mínimo, que influenciaria diretamente no valor do 13º salário. Um incremento no salário mínimo geraria um ajuste automático para os que têm direito ao 13º, aumentando o montante recebido. Além disso, mudanças nas políticas salariais podem impactar a forma e o tempo de pagamento desse benefício, tornando essencial para os beneficiários estarem atentos às notícias governamentais.
Como calcular o 13º Salário de Forma Correta?
O cálculo do 13º salário é estipulado com base no salário mensal do trabalhador, além de considerar extras como horas adicionais, trabalho noturno, insalubridade e comissões. Para obter o valor exato, soma-se todos esses componentes ao longo do ano e divide-se o total por doze. Isso garante que o trabalhador receba proporcionalmente ao seu desempenho em cada mês.