Os pagamentos do INSS referentes ao mês de julho já iniciaram e alguns grupos de beneficiários já contam com os valores disponibilizados em sua conta. As datas de pagamento se estendem até o próximo mês. Veja agora como funciona a distribuição das datas.
O Instituto Nacional de Seguro Social- INSS possui milhões de beneficiários que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílios e o Benefício de Prestação Continuada- BPC. Esse último é um benefício assistencial para pessoas de baixa renda pelo Governo Federal, mas a responsável pelo repasse é a Previdência Social.
Como saber a data de pagamento INSS julho de 2023?
A data de pagamento é de acordo com o último número de benefício. Esse número é uma sequência de 10 dígitos, cujo o último é considerado aquele que está antes do traço e dígito verificador. Esse número vem juntamente com a carta de concessão do benefício, quando o INSS confirma o recebimento do benefício para o cidadão.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Esse número também está disponível no aplicativo ou site Meu INSS para consulta, basta retirar um extrato ou consultar os dados de identificação. Essa plataforma também permite que os beneficiários consultem o calendário de pagamentos que o INSS sempre divulga no ano anterior.
Leia mais: Governo Federal confirma retorno do empréstimo consignado para quem recebe BPC – Veja as regras!
Calendário de pagamento INSS julho 2023
O pagamento do INSS de julho 2023 já começou no dia 25 e vai até o dia 07 de agosto. Além de ser ordenado pelo último número de benefício, o calendário também tem uma divisão entre quem recebe um salário mínimo e mais que isso.

Leia mais: URGENTE: Margem Social foi aprovada? SAIBA TUDO AQUI!
Como ficou a prova de vida em 2023?
A prova de vida do INSS acontece para averiguar se os beneficiários podem continuar recebendo o seu salário, se não há nenhuma irregularidade e se a pessoa ainda está viva. No ano de 2023, esse procedimento mudou e as suspensões e bloqueios voltaram a ser feitas.
Então, algumas pessoas podem constatar o não recebimento. Se isso ocorrer, precisam verificar se precisam fazer a prova de vida, que ainda tem como referência a data de nascimento.
Leia mais: DESCUBRA JÁ: Simplifique sua Vida com o Aplicativo MeuINSS+ e Acesse seus Benefícios com Facilidade!
Agora, a prova de vida será por meio de cruzamento de dados nas plataformas do Governo. Por exemplo, se a pessoa votar, vai valer como prova de vida. O INSS possui até 10 meses após o aniversário para analisar as informações. Se não conseguir, envia notificação e fica a cargo do próprio beneficiário.
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!