Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Antecipação do 13º salário do INSS 2024: tudo o que precisa saber

Descubra tudo sobre a antecipação do 13º salário do INSS 2024!

0

O mistério envolvendo a antecipação do 13º salário do INSS em 2024 dos aposentados e pensionistas, segue a todo vapor. Afinal, desde o ano de 2020, ano este marcado pelo início da pandemia de COVID-19, o Governo Federal demarcou a antecipação desse benefício como uma prática corriqueira.

A antecipação do 13º tem sido uma medida governamental em benefício dos idosos, um dos grupos mais afetados pela pandemia. É um mecanismo resultante no retardo do pagamento do abono que ocorreria no final do ano para o início do mesmo. Saiba mais!

Antecipação do 13º salário do INSS em 2024

13º salário do INSS não tem calendário definido em 2024
13º salário do INSS não tem calendário definido em 2024. SAIBA MAIS! (Fonte: Edição / Jornal JF)

Apesar de trazer um alívio financeiro para as pessoas que recebem o benefício, existem debates acerca da antecipação. Mas o ponto central da discussão é o fato de o 13º ser pago em épocas onde não há elevação de despesas sazonais, como ocorre no fim do ano. Mesmo com os debates, há uma expectativa de que em 2024 a antecipação será realizada mais uma vez.

Leia mais: INSS Realizará PAGAMENTO AUTOMÁTICO de VALORES para APOSENTADOS! Confira agora mesmo!

Previsão do calendário do 13º salário do INSS em 2024

Segundo as previsões, os pagamentos do 13º salário para os beneficiários do INSS devem ocorrer entre os meses de maio e junho. Portanto, aqueles que ganham um salário mínimo, a primeira parcela deve cair em conta em maio, seguindo o número final do benefício como critério. Mas a segunda parcela deve ser em junho, seguindo o mesmo requisito.

Leia mais: Confira as novas possibilidades: margem do consignado renovada para 2024!

Contudo, para aposentados e pensionistas que ganham acima do salário mínimo, as datas seguirão uma distribuição diferente. Isso porque, recebem em outro momento, dando preferência no recebimento para quem possui a renda mensal igual a um salário mínimo.

É importante ressaltar que a antecipação do 13º salário não afeta o Orçamento da União, já que o valor já está previsto nas contas públicas.

CLIQUE AQUI e receba as principais notícias da JORNAL JF pelo WhatsApp

Como receber o 13º salário?

Para receber o 13º salário, é necessário ser um beneficiário do INSS que recebe algum dos seguintes benefícios: auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

Assim, essa parcela extra se torna um estímulo financeiro bastante relevante para estas categorias, trazendo mais estabilidade econômica para os aposentados e pensionistas.

Leia mais: INSS 2024: Mudança na Prova de Vida – Garanta o Pagamento do Benefício!

As datas exatas podem sofrer alterações, mas a sequência de pagamento deve se manter a mesma dos anos anteriores.

Acompanhe todas as informações

Se você deseja se manter atualizado, pode acompanhar todas as informações de forma gratuita, seguindo em nossas redes sociais e inscrevendo-se no nosso canal do YouTube.

Veja Também:

SAIU NOVIDADE para APOSENTADOS e PENSIONISTAS sobre 13 SALÁRIO + AUMENTO de SALÁRIO (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.