O recente alerta do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) reacende preocupações sobre a saúde pública na cidade de Nova Iguaçu, localizada na Baixada Fluminense. O motivo é a confirmação da presença do verme Angiostrongylus cantonensis, causador da meningite eosinofílica, em um caramujo na região.
Este verme é conhecido por infectar moluscos e, eventualmente, mamíferos, incluindo humanos, podendo resultar em infecções graves.
O caso foi tão sério que levou a uma fatalidade na cidade em 22 de abril deste ano, impulsionando uma série de exames em animais da localidade pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O que é a Meningite Eosinofílica?
A meningite eosinofílica é uma forma de infecção cerebral que ocorre quando o Angiostrongylus cantonensis invade o sistema nervoso central.
Os seres humanos podem adquirir essa doença ao consumir caramujos ou seu muco contaminados pelas larvas do parasita.
Investigações e Medidas Preventivas em Andamento
Após a confirmação de que um molusco da espécie Pomacea maculata hospedava o verme, as autoridades sanitárias intensificaram a coleta e análise de mais caramujos e outros animais, como ratos, gambás e preás, que podem servir como hospedeiros.
Estas análises estão em curso para averiguar a extensão da infecção.
Como se Prevenir Contra a Infecção por Angiostrongylus Cantonensis?
- Evitar o consumo de caramujos não cozidos ou mal cozidos.
- Manter jardins e quintais limpos para evitar a proliferação de caramujos.
- Usar luvas ao manusear caramujos ou ao trabalhar no jardim.
- Ensinar as crianças a não brincarem com caramujos ou outros moluscos.
Enquanto aguardamos mais informações das investigações, é fundamental que a população siga as instruções dos órgãos de saúde pública para evitar a exposição ao verme.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) e a SMS estão trabalhando em conjunto para monitorar a situação e fornecer atualizações conforme necessário.
Este caso serve como um lembrete crucial sobre os riscos associados à interação humana com espécies invasoras e a importância de se conhecer as medidas corretas de prevenção para proteger nossa saúde.