Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Alerta: INSS Pode Suspender Aposentadorias em Fevereiro – Descubra Quem Está em Risco!

O corte aposentadoria INSS pode acontecer em fevereiro. Veja o motivo.

0

Um aviso de corte aposentadoria INSS assusta os segurados. Isso porque o Instituto Nacional do Seguro Social convoca mais de 3 milhões de aposentados e pensionistas para realizar a Prova de Vida.

Se você ainda não efetuou esse procedimento, fique atento, pois é essencial para garantir a continuidade dos pagamentos dos benefícios. Confira abaixo como proceder em 2024.

O Que é a Prova de Vida?

A Prova de Vida é um procedimento obrigatório para todos os segurados do INSS, realizado para confirmar a existência do beneficiário e evitar fraudes. Mas a falta desse procedimento pode levar ao bloqueio do benefício previdenciário.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Como evitar o corte aposentadoria INSS?

Anúncio de corte aposentadoria INSS por falta de prova de vida assusta beneficiários
Anúncio de corte aposentadoria INSS por falta de prova de vida assusta beneficiários (Fonte: Edição / Jornal JF)

Diferentemente dos anos anteriores, em 2024, o INSS implementou medidas para simplificar a comprovação da existência do beneficiário. Portanto, a prova de vida realiza-se de diversas formas, como pelo aplicativo Meu INSS, contratando um empréstimo consignado com reconhecimento biométrico, comparecendo a atendimento presencial nas agências do INSS, entre outras opções.

Leia mais: STF Adia Decisão sobre Revisão da Vida Toda para Aposentados do INSS – Fique por Dentro!

É Obrigatório Fazer a Prova de Vida em 2024?

Sim, é obrigatório realizar a prova de vida em 2024. No entanto, o INSS está tomando medidas para facilitar esse processo, permitindo que o beneficiário realize a comprovação por meio de diversas ações cotidianas, como consultas médicas, vacinação, entre outras.

Leia mais: Novidade Urgente: INSS Realiza Pente Fino e Muitos Podem Perder Benefícios – Confira Dicas de Prevenção!

Quando Começa a Prova de Vida em 2024?

O prazo para realização da prova de vida em 2024 varia de acordo com o mês de aniversário do beneficiário. Neste ano, os nascidos entre janeiro e março estão sendo convocados para efetuar o procedimento. Após receber a notificação, o beneficiário tem um prazo de 60 dias para realizar a prova de vida e evitar o corte aposentadoria INSS.

Como Saber se Fiz a Prova de Vida?

Para verificar se a prova de vida foi realizada, o beneficiário pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS ou entrar em contato com a Central 135.

Leia mais: ALERTA: Salários PERDEM espaço na economia e CAEM para menos de 40% do PIB, atingindo o menor NÍVEL em 19 anos

Não deixe para depois! Garanta a continuidade do seu benefício realizando a prova de vida dentro do prazo estabelecido pelo INSS.

Veja Também:

INSS DEFINE NOVO CALENDÁRIO de PAGAMENTO 13 salário 2024 para APOSENTADOS – VEJA DATAS e VALORES (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.