Com o objetivo de prever e conter potenciais ameaças à saúde pública, cientistas estão focados em identificar qual vírus pode desencadear a próxima pandemia. Esta busca incansável por respostas destaca a importância da preparação e vigilância contínua diante dos desafios emergentes na saúde global.
Quer saber mais sobre o vírus da próxima pandemia? Leia este artigo até o final de descubra qual é!
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Próxima pandemia poderá surgir de mutação do Vírus Influenza

Cientistas do consórcio Vaccelerate emitiram um alerta preocupante, revelando que a próxima pandemia poderá surgir de uma variação ou mutação do vírus influenza. Este aviso baseia-se em dados coletados de profissionais de saúde e infectologistas de todo o mundo, totalizando 187 respostas de especialistas de 57 países.
Uma prévia do relatório, que os cientistas apresentarão ainda nesta semana, indica que o alerta ocorre em meio ao aumento das cepas da gripe aviária, anteriormente restritas a aves, mas agora detectadas em mamíferos, como gado nos Estados Unidos.
O pré-relatório da Vaccelerate também indica que, nos casos esporádicos identificados em humanos, a variante da influenza pode apresentar uma taxa de letalidade superior a 50%. Este desenvolvimento ressalta a urgência de medidas preventivas e preparatórias para lidar com potenciais surtos do “vírus da próxima pandemia”.
Leia Mais: URGENTE: Quase 3 mil chaves PIX vazaram – Banco Central fez comunicado oficial
O que é a influenza
A influenza, conforme definido pelo Ministério da Saúde, é uma infecção aguda do sistema respiratório, caracterizada por um alto potencial de transmissão. Atualmente, existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. Os vírus influenza A e B são os principais responsáveis pelas epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A associado às grandes pandemias que ocorrem ao longo do tempo.
Tipos de Vírus Influenza
Os vírus influenza que infectam humanos classificam-se em três tipos principais: A, B e C. O tipo A é encontrado em diversas espécies de animais, incluindo seres humanos, aves, suínos, cavalos e mamíferos marinhos. As combinações das proteínas Hemaglutinina (HA ou H) e Neuraminidase (NA ou N) determinam os subtipos de influenza A. Os subtipos A(H1N1)pdm09 e A(H3N2) são os mais comuns em humanos, mas outros, como A(H5N1) e A(H7N9), podem causar doenças graves.
O tipo B infecta exclusivamente seres humanos e é dividido em duas linhagens: B/Yamagata e B/Victoria. Já o tipo C pode infectar humanos e suínos, mas raramente causa doenças graves. Recentemente, o vírus influenza D foi identificado em suínos e bovinos, mas não é conhecido por infectar humanos.
Leia Mais: URGENTE: INSS Anuncia Aumento de 6,37% para Aposentados e Pensionistas! Confira
Veja também: CAIXA ECONÔMICA está PAGANDO quem TRABALHOU de 1971 a 1988!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!