O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta significativo de vendaval que afeta o Rio Grande do Norte e se estende a outras regiões do Nordeste. Desde o início da tarde desta sexta-feira, os ventos fortes já começaram a ser sentido pela população.
Este aviso permanece válido até o final da tarde de sábado, alertando sobre ventos que podem atingir uma velocidade entre 40 km/h e 60 km/h. Essa intensidade de ventos carrega um baixo risco de danos, como a queda de galhos de árvores, mas ainda exige precauções das pessoas nas áreas afetadas.
Quais estados estão sob alerta de vendaval?

Ao todo, o aviso do Inmet abrange 935 cidades distribuídas em sete estados do Nordeste, incluindo Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia e, claro, o Rio Grande do Norte.
Como se proteger durante um vendaval?
O Inmet aconselha algumas medidas de segurança para evitar acidentes durante o período de ventos intensos. Entre as principais recomendações, destaca-se evitar abrigar-se sob árvores, pois há riscos de quedas e descargas elétricas. Além disso, aconselha-se a não estacionar veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda, que podem ser derrubadas pela força dos ventos.
Onde buscar mais informações e ajuda?
Para mais informações ou em caso de emergências, a população deve contactar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Estes serviços estão preparados para orientar e ajudar os cidadãos durante o alerta de vendaval.
Fique atento às atualizações e recomendações dos órgãos responsáveis e tome as devidas precauções para evitar incidentes. A previsão é de que os ventos comecem a diminuir no final do sábado, normalizando a situação nas regiões afetadas.