INSS divulga oportunidade imperdível de receber um pagamento extra em conta no mês de novembro! A seguir iremos conferir a lista divulgada com 5 grupos de beneficiário que terão direito de receber os valores sobe condições específicas!
Quer obter maiores detalhes da iniciativa, saber quem são os segurados que serão contemplados com o depósitos dos valores e muito mais? Então confira a seguir!
INSS confirma pagamento extra em novembro
Primeiramente, após a conclusão do repasse do 13º salário do INSS no primeiro semestre do ano, muitos beneficiários que não receberam o pagamento estão se perguntando se ainda vão receber os valores devidos.
Esses beneficiários são aqueles que tiveram seus benefícios do INSS, seja aposentadoria ou pensão, concedidos somente após abril, período em que começou o pagamento do 13º salário do INSS em 2024. A antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS foi sancionada pelo presidente em março.
O 13º salário do INSS foi distribuído em todo o território nacional entre abril e maio, em duas parcelas. Veja a seguir como será o pagamento para aqueles que não receberam os valores na antecipação.
Quem tem direito ao pagamento do 13º salário?
O pagamento do 13º salário do INSS é um direito assegurado aos aposentados, pensionistas e àqueles que, ao longo de 2024, receberem benefícios temporários, como auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão – nesses casos, o valor é proporcional ao período de recebimento do benefício.
Os beneficiários do salário-maternidade também podem receber o 13º salário proporcional, que é pago junto com a última parcela do benefício. Entretanto, aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ao idoso e à pessoa com deficiência não têm direito ao valor adicional.
Antecipação do pagamento
A antecipação do 13º salário do INSS ocorre desde 2020, ano em que a pandemia de Covid-19 foi declarada. Assim, este ano marca o quinto em que a antecipação aconteceu consecutivamente, antes das datas tradicionais de agosto e dezembro.
Segundo o Governo, a medida foi reimplementada este ano na tentativa de revitalizar a economia, que vinha apresentando quedas constantes. Com isso, foi possível injetar R$ 67,6 bilhões na economia, conforme informado pelo Ministério da Previdência.
Então, o que acontecerá com aqueles que não receberam o 13º salário do INSS no primeiro semestre? A lei é clara e determina que todos os beneficiários elegíveis devem receber o abono natalino.
Há até mesmo um orçamento pré-estipulado que cobre o depósito desses valores. Portanto, o pagamento é garantido. Veja a seguir quando ele será creditado em sua conta.
13º salário do INSS será pago novamente em 2024!
Por fim, os beneficiários que não receberam o 13º salário do INSS entre abril e maio, devido ao fato de terem tido o benefício concedido pelo instituto apenas após esses pagamentos, receberão agora em novembro!
Nossa equipe entrou em contato com o instituto e, segundo o mesmo “o 13º dos segurados que tiveram o benefício concedido após a antecipação da gratificação natalina será pago juntamente com o pagamento da folha de novembro/2024 (calendário que se inicia em 15/11/2024 e vai até 06/12/2024) ou no mês da cessão do benefício, se for antes de dezembro/2024”
Ou seja, o pagamento ocorrerá em novembro, sendo necessário apenas aguardar até que os valores sejam creditados na conta. Vale destacar que os valores são proporcionais ao salário, divididos pelo mês de recebimento do benefício do INSS.
Veja Também: Pagamento dobrado do 13 salário?