Ótima notícia! Grupo de aposentados tem a chance única de garantir adicional de 25 aposentadoria em 2023. Entenda a seguir como funciona esse extra e quem pode solicitar essa vantagem exclusiva. Continue conosco e não perca a chance de ampliar seu salário de benefício!
O que é a aposentadoria por invalidez?

Primeiramente, você precisa entender o que é a aposentadoria por invalidez e quem tem direito a esse benefício. Nesse sentido, nada mais é que uma espécie de aposentadoria que consta na lista de benefícios disponibilizados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, visa auxiliar os segurados com incapacidade total e permanente para o trabalho.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Isso significa que, para ter direito de receber a aposentadoria por invalidez, a pessoa não pode ter condições para voltar ao trabalho, mesmo que em outra função. Isso porque, sua incapacidade o impede de realizar qualquer atividade.
Quais os requisitos para receber a aposentadoria por invalidez?
- Cumprir uma carência mínima de 12 meses;
- Estar contribuindo para o INSS, ou estar em período de graça, ou já receber um benefício previdenciário (salvo o auxílio-acidente) no momento da incapacidade;
- Estar incapacitado de maneira total e permanente para o trabalho, seja devido à doença ou acidente, independentemente de estar relacionado ao trabalho ou não, é um requisito fundamental.
Leia em seguida: CONFIRMADO SUSPENSÃO DE BENEFÍCIOS DO INSS – BPC, AUXÍLIO-DOENÇA E APOSENTADORIAS – Entenda a situação e veja como evitar; Não perca seu benefício
Como funciona o adicional de 25 na aposentadoria?
A aposentadoria por invalidez garante que um grupo de aposentados tenha direito ao adicional de 25% em seu benefício. Dessa forma, corresponde a 1/4 a mais do valor do salário de benefício do segurado. Todavia, esse extra apenas está acessível aos que precisam da assistência permanente de outras pessoas para suas atividades diárias, como, por exemplo, comer e tomar banho.
Leia em seguida: SURPRESA: INSS ANUNCIA GRANDE NOTÍCIA; Aposentados e Pensionistas podem SAIR DAS DÍVIDAS AGORA MESMO – Saiba mais
Mas, o adicional de 25 na aposentadoria, somente está disponível em caso de:
- Cegueira total;
- Perda de, no mínimo, nove dedos das mãos;
- Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores;
- Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível;
- Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;
- Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível;
- Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social;
- Doença que exija permanência contínua no leito;
- Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.
Leia em seguida: Oficial: APOSENTADOS vão RECEBER mais de R$ 300 MIL e passam a RECEBER o TETO MÁXIMO do INSS – CONFIRA AGORA COMO CONSEGUIR essa bolada em 2023
Nas situações que não estão listadas pela Previdência Social, o meio para conseguir esse adicional no seu salário é entrando com uma ação via judicial. Além disso, uma perícia médica pode ser solicitada em determinadas situações.
Como solicitar o adicional de 25 aposentadoria?
O adicional de 25 aposentadoria pode ser liberado no momento que haver a concessão da aposentadoria por invalidez. Mas, caso você tenha o benefício concedido e somente após um período necessite do auxílio de terceiro para suas atividades diárias, pode ser feito o pedido.
Leia em seguida: Acaba de sair Data de Pagamento do Novo Aumento de Salário – Confira agora
Para isso, é necessário ligar para a Central de Atendimento 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. Ou, requer por meio do site/aplicativo Meu INSS a qualquer hora do dia, precisando apenas ter acesso à internet.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!