Sempre prezando por atualizar tanto os economistas quanto a própria população brasileira. O Banco Central do Brasil (BC) traz uma grande novidade que promete impactar grandemente a economia no Brasil.
Nesse sentido, a chamada taxa Selic contou com uma alteração que animou diversas pessoas. Nesse sentido, analisaremos a seguir todos os detalhes atualizados sobre tal recurso.
Deseja estar a par dos detalhes a respeito da nova queda na taxa Selic? Então pedimos encarecidamente para que prossiga atentamente com a leitura logo abaixo. Assim você não ficará com mais nenhum tipo de dúvidas sobre o assunto. Saiba mais!
Anúncio feito pelo Banco Central do Brasil

O Banco Central do Brasil (BC) fez a questão de divulgar mais um corte dentro da taxa básica de juros do país na última quarta-feira (20). A chamada taxa Selic sofreu o sexto corte de 0,50 ponto percentual, chegando aos 10,75% ao ano.
Leia em seguida: Urgente: Decisão do governo pega os trabalhadores de surpresa com fim de modalidade do saque FGTS
Ou seja, esse é o patamar mais baixo da taxa básica de juros desde fevereiro de 2022. A fase de cortes da Selic teve início mais precisamente em agosto de 2023, acompanhando a evolução do quadro inflacionário no país.
Com os juros menos elevados, o crédito fica mais barato, tanto para as empresas quanto para as famílias. Portanto, gera mais consumo e investimentos, ajudando a promover o aumento da atividade, porém, os dados da economia podem não melhorar muito no decorrer do ano.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Processo do Banco Central
O processo que o Banco Central mantém os juros básicos em patamares elevados é conhecido na economia como política monetária contracionista. Desse modo, os cortes realizados desde o ano passado ficam classificados como uma flexibilização de tal política originada da instituição.
Leia em seguida Alerta Urgente da Caixa Econômica: Aviso Importante para Titulares de Contas de 2012 a 2024 – Não Deixe de Ver! – Diário de Notícias
Mas de acordo com especialistas, apesar de certos empréstimos e financiamentos já estarem mais baratos, as companhias ainda não obtiveram a confiança para elevar os investimentos de maneira assertiva.
Por fim, também é importante detalhar da melhor forma possível os impactos que a queda da taxa Selic ocasiona para o país. Veja logo abaixo os detalhes os efeitos que a economia no Brasil passa por conta da alteração.
Impactos da queda para a economia no Brasil
A elevação do consumo por parte das famílias e a maior vontade das empresas por procurar investimentos criam uma fusão benéfica para estimular a economia.
Leia em seguida: CNH será Extinta para Este Grupo por Nova Lei – Saiba Quem Será Beneficiado!
“Quando a Selic começa a ficar em patamares menores, a gente começa a ver os custos diminuindo e, com isso, as companhias têm mais dinheiro para investir e contratar”, explica o especialista. Na perspectiva macroeconômica, é formado um círculo virtuoso.
Um maior investimento das empresas costuma gerar mais empregos, e o trabalho em alta insere mais renda para toda a população e eleva a confiança. Do mesmo modo, os juros menores também favorecem os cofres do governo.
Gostou do conteúdo? O Jornal JF traz diariamente as melhores notícias sobre o INSS, política, economia e entretenimento. Continue acompanhando o nosso blog para não perder mais nenhuma atualização!
Veja Também: NOVOS DIREITOS dos IDOSOS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!