A novidade chegou! Enfim, quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC) teve a notícia tão esperada da aprovação da MP do Bolsa Família.
Quer entender melhor e saber como isso impacta os empréstimos consignados do BPC? Leia a matéria completa logo abaixo.
Medida Provisória do Bolsa Família beneficia quem recebe BPC
Primeiramente, no dia 30 de maio, a Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória (MP) 1164/23 que reestabelece as regras do Bolsa Família. O texto-base aprovado de maneira simbólica, teve a orientação favorável de todos os partidos e blocos.
Leia em seguida: Novidades na Revisão da Vida Toda: INSS Tenta Suspender Processos – Saiba o que Acontece Agora
Assim, o valor de R$600 mensais do Bolsa Família foi aprovado, junto de outras mudanças dentro do benefício que estavam previstas e que foram também foco de promessas de campanha do governo federal.
Por fim, tudo dependeria da aprovação do Senado Federal. Isso porque, essa aprovação garante a viabilização do auxílio-gás e tratava dos empréstimos BPC junto da emenda. A expectativa se tornou grande, mas as novidades não pararam por aí, pois o Senado aprovou o texto da MP 1164/23.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como fica a situação dos BPC?
Em resumo, no dia 1 de junho, foi aprovada pelo Senado a MP do Bolsa Família e os bancos já começaram a anunciar a pré-digitação do empréstimo para os beneficiários do BPC/LOAS.
“O presidente terá até 15 dias para sanção, e aí sim, o BPC/LOAS volta a ter acesso ao crédito mais barato do Brasil, que é o crédito consignado. É uma grande vitória para todos que trabalharam, que são beneficiários do BPC/LOAS e que trabalham como correspondentes bancários no país”, afirmou Capitão Alberto Neto, deputado federal.
Assim, após a sanção presidencial, os consignados do BPC retomam as atividades. Contudo, ainda é cedo para saber as datas de liberação dos empréstimos. Por isso, fique atento nas novidades do Jornal JF para não perder as oportunidades!
Leia mais: CONFIRMADO: TODOS aposentados vão ter MUDANÇAS na FOLHA de PAGAMENTO dia 21 – Veja Agora
Confira as regras do empréstimo BPC
Por sua vez, a margem aprovada para empréstimos BPC e que é estipulada pela MP 1164/23 é de 35%. Em resumo, 30% dessa margem é destinada para empréstimos e 5% para cartão de crédito. Ambas as porcentagens são exclusivas.
Leia em seguida: Aposentados vão ter nova margem disponível em 2023; Confira valores
Quem quiser comprometer até 30% do seu benefício em consignado, terá as parcelas do empréstimo descontadas diretamente do pagamento em folha do INSS.
Essa modalidade de empréstimo conta com juros reduzidos, pagamentos que podem ser parcelados em até 84 vezes e é disponível para negativados. Além disso, os bancos devem aprovar a liberação desses consignados assim que a sanção presidencial for confirmada.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!