O governo brasileiro anunciou uma nova redução nas taxas de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida, que já entrou em vigor, impõe um limite inferior para as taxas que os bancos e instituições financeiras podem cobrar por esses empréstimos.
Novo teto da taxa de juros
O decreto, publicado no Diário Oficial da União, estabelece que o limite máximo para as taxas de juros dos empréstimos consignados passa a ser 1,80% ao mês. Nas operações com cartão de crédito e cartão benefício consignado, a taxa máxima é de 2,67% ao mês.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Para se ter uma ideia do impacto dessa redução, aposentados e pensionistas que recebem um salário mínimo agora podem solicitar até R$ 18 mil em empréstimo consignado com essa nova taxa de juros, com parcelas mensais de R$ 462.
Porque ocorreram essas mudanças?

Essa mudança se deve à orientação do Ministério da Previdência Social, que sugeriu que as reduções das taxas de juros do consignado acompanhassem os cortes da taxa Selic, a taxa básica de juros da economia. Com isso, sempre que a Selic for reduzida, os juros do consignado também diminuirão.
Leia mais: Governo divulga calendário de pagamento do Bolsa Família 2024 – Confira
Para facilitar a vida dos segurados do INSS, o instituto agora divulga as taxas de juros do crédito consignado em seu aplicativo e no site Meu INSS. Assim, é possível verificar quais instituições oferecem as taxas mais vantajosas, contribuindo para uma decisão mais informada na hora da solicitação do empréstimo ou da portabilidade para outro banco com melhores condições.
Redução das taxas de juros do consignado
O anúncio da nova redução nas taxas de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS reforça o compromisso do governo em proporcionar crédito mais acessível para esses grupos. Essa é a quarta redução do ano e mesmo que pareça pequena, gera um impacto favorável para quem busca esse tipo de empréstimo.
Leia mais: 4 dívidas que idoso não precisa pagar – Veja a seguir a lista completa e não perca! Confira
Por isso, antes de solicitar um consignado, é recomendável pesquisar bem as taxas em diferentes instituições e optar pela que oferece melhores condições, já que a economia no pagamento pode ser significativa. Portanto, fica a dica: acesse o aplicativo Meu INSS, confira as taxas de juros dos diferentes bancos e faça as contas.
Faça o planejamento financeiro para garantir a melhor opção na hora de solicitar seu crédito consignado. Por fim, vale reforçar que, apesar da facilidade e das taxas mais baixas, o crédito consignado é um compromisso financeiro que deve ser feito de maneira consciente, levando em consideração o equilíbrio das finanças pessoais e capacidade de pagamento.
Leia mais: Avião pega fogo no aeroporto de Tóquio – Veja
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!