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Início INSS

Descubra agora: 5 erros comuns nos pedidos de aposentadoria que você deve evitar!

Marina Poncio Por Marina Poncio
dezembro 27, 2023
Em INSS
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Muitas pessoas sonham com o dia de sua aposentadoria, mas geralmente desconhecem alguns pontos importantes para isso. Nos requerimentos feitos ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é bastante comum haver indeferimentos por ausência de dados básicos. Em diversas situações, o segurado não fornece, por exemplo, o número da carteira de identidade ou do CPF, informações fundamentais.

Com o intuito de evitar essa frustração, é crucial verificar se a documentação está completa antes de submeter o pedido. Vale lembrar que isso vale para todos os tipos de benefícios ofertados pelo INSS.

Acompanhe nosso artigo e conheça os 5 erros mais comuns nos pedidos de aposentadoria que você precisa evitar!

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Erros mais comuns nos pedidos de aposentadoria

Erros comuns ao solicitar aposentadoria do INSS
Erros comuns ao solicitar aposentadoria do INSS. (Fonte: Edição / Jornal JF).

Aos que buscaram a aposentadoria por tempo de contribuição, as pendências mais frequentes identificadas pelos servidores do INSS no exame dos requerimentos são a falta de comprovação do período de recolhimento das contribuições previdenciárias e a ausência de anexação da Carteira de Trabalho no pedido de concessão.

Leia mais: Trabalhou antes de 1988? Banco Devolve Bolada em Dinheiro! Veja a lista de quem tem direito de receber agora! Confira agora

Para os que requisitaram o benefício por incapacidade (antigo auxílio-doença), o maior empecilho é a ausência da data de afastamento do trabalho no documento. Já as solicitações do BPC/Loas dependem de avaliação social e de perícia médica.

Por que é importante fornecer todos os dados corretamente?

O segurado deve ter todo cuidado ao requerer o benefício. Fornecer corretamente os dados evita que o pedido de concessão caia em exigência, ou seja, recusado.

Leia mais: INSS: Dezembro Conta Com Pagamentos Extras a Vários Beneficiários – Não perca

Documentos completos e corretos facilitam a análise e a liberação do benefício pelo INSS. Quando isso não acontece, cria-se um impasse tanto para o segurado, que não terá a concessão, quanto para o INSS, que vê sua fila de espera estagnada.

Qual a importância de manter o cadastro no INSS atualizado?

Outro ponto importante é a atualização do cadastro no INSS ao longo do tempo de serviço. Se as informações estiverem atualizadas no sistema do instituto, a concessão pode ocorrer de maneira imediata. Logo, é sempre recomendável manter o cadastro com as informações atualizadas.

Leia mais: Salário Mínimo para 2024: Descubra o Valor do Reajuste!

Os requerimentos de concessão podem ser feitos pelo site Meu INSS, ligação para a Central 135 e nas Agências da Previdência Social (APS). Vale ressaltar, no caso do uso do site do Meu INSS para envio da documentação, que o segurado deve certificar-se de que a digitalização dos documentos ficou legível para evitar problemas. Caso o pedido seja recusado, o segurado pode recorrer ao Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS).

Leia mais: 4 dívidas que idoso não precisa pagar – Veja então agora a lista completa aqui de forma exclusiva

Estas são as principais informações que todo trabalhador deve saber para obter os benefícios do INSS. Mantenha seu cadastro atualizado, forneça todos os dados corretamente e verifique sua documentação antes de fazer a submissão para garantir uma resposta positiva para o seu pedido.

Veja também:

ATENÇÃO: INSS vai PAGAR automaticamente VALORES na CONTA dos APOSENTADOS. (Fonte: João Financeira TV).

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