O ato de planejar suas férias e adquirir as passagens para o tão sonhado descanso, infelizmente, tem sido alvo de criminosos digitais. Por meio de um novo golpe, esses bandidos aproveitam o impulso do consumidor e conseguem roubar dados e dinheiro. Durante esse período de alta temporada de viagens, o alerta e o cuidado precisam ser redobrados.
Especialistas em cibersegurança alertam que a ação criminosa acontece quando o cliente efetua uma reserva em um site de viagens, como o Booking. Posteriormente, é enviado um e-mail solicitando o pagamento antecipado através de um link suspeito. O que parece ser uma simples reserva, na verdade, é uma cilada digital bem estruturada.
Para quem não está familiarizado com as armadilhas na rede, pode ser difícil identificar tais golpes, ainda mais quando eles parecem ser extremamente reais.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como funciona o golpe?

No golpe em questão, o criminoso envia uma mensagem ao consumidor solicitando que realize um suposto pagamento antecipado da reserva do hotel. O valor, alegam, só seria descontado quando o hóspede chegasse ao hotel. O percursor para tal ação seria um link enviado na mensagem, que deve ser copiado e colado no navegador, pois não é clicável.
Leia mais: Cuidado: INSS Adverte sobre Golpe Envolvendo a Prova de Vida!
É aí que mora o perigo: ao acessar o link, o consumidor é redirecionado para uma página de pagamento fraudulenta, que reúne e rouba todas as informações inseridas, desde dados pessoais até bancários. O detalhe é que essa mensagem falsa é enviada quase simultaneamente à confirmação real enviada pela plataforma de viagem, tornando tudo ainda mais confuso.
Como não cair neste golpe?
Os especialistas em cibersegurança aconselham, em primeiro lugar, desconfiar de e-mails que solicitam pagamentos, principalmente quando o processo exige que você saia da plataforma original. Criminosos tendem a apelar para o emocional do consumidor, gerando pressão para que a ação seja tomada rapidamente.
Leia mais: Atenção! A idade mínima para se aposentar por tempo de serviço vai mudar – Confira
Outra dica é entrar em contato direto com a empresa responsável pela venda, usando os canais oficiais. Se o e-mail for realmente da empresa, ela poderá confirmar a solicitação. Evite clicar em links desconhecidos e jamais baixe aplicativos sugeridos em mensagens sem antes confirmar a veracidade. Lembre-se, a segurança do seu dinheiro e dos seus dados está em jogo.
O universo digital tem nos proporcionado diversas facilidades, entre elas a compra de viagens de férias. No entanto, essa comodidade não pode ser a porta de entrada para criminosos. Fique atento e se proteja!
Leia mais: Perícia Externa do INSS: O que é e como solicitar?
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!