Com a crescente modernização dos serviços públicos, a gestão da aposentadoria também se tornou digital. Vale lembrar, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece diversos serviços e atendimento ao público através de sua Central e da plataforma Meu INSS. Mas, afinal, como podemos entrar em contato com o INSS?
Além da plataforma virtual, que simplifica muitas das questões relacionadas à aposentadoria, nos próximos dias, será iniciada uma ação de atendimento direcionada a 9 mil segurados em espera por perícia médica. Este será um atendimento por telefone, que visa o reagendamento do exame periódico necessário para a manutenção de benefícios.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO JORNAL JF pelo WhatsApp
Como funciona o contato com o INSS?

A partir do dia 25 de setembro deste ano, os segurados que aguardam por uma perícia médica por mais de 45 dias podem ter o procedimento antecipado. Para isso, a Central de Atendimento do INSS entrará em contato através do número 135 para realizar a comunicação da antecipação.
Os segurados também podem enviar laudos e atestados pela internet por meio do sistema Atestmed para avaliação de um médico perito à distância. Esta medida, que facilita a antecipação das perícias, foi criada durante a pandemia da Covid-19 para oferecer mais segurança aos segurados e aos profissionais de saúde.
Leia mais: ATENÇÃO: Aposentados e a Queda de Juros nos Empréstimos Consignados – Complicações à Vista!
Como será a nova perícia médica no INSS?
Facilitando o acesso aos serviços de perícia, o INSS planeja realizar contatos telefônicos para aqueles que solicitaram o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que necessitam de perícia médica e esperam por mais de 100 dias. Essa ação é parte de um esforço para diminuir o tempo de espera dos segurados.
Além das perícias antecipadas, todas as questões relacionadas à aposentadoria devem ser resolvidas através da central do INSS, acessível pelo número 135, ou pela plataforma Meu INSS.
Leia em seguida: IPTU 2024: DATAS e DESCONTOS Liberados pelo Governo – Saiba Mais AGORA!
O que acontece após a perícia médica?
Após fazer a perícia, o trabalhador pode passar a receber o auxílio-acidente ou doença, conforme a determinação do INSS.
O prazo de duração do pagamento é estabelecido com base na incapacidade do segurado, sendo necessário realizar uma nova perícia em até 6 meses. Caso a incapacidade seja definida como permanente, o procedimento para a aposentadoria por incapacidade será iniciado.
Importante lembrar que o segurado não precisa aguardar um contato do INSS para resolver pendências ou solicitar serviços. Basta ligar para a Central de Atendimento no número 135, das 07h às 22h, de segunda a sábado.
É bom frisar que a chamada é gratuita, caso seja realizada de telefone fixo ou orelhão. Para chamadas de celular, é cobrado o valor de uma ligação local.
Leia mais: Novo abono salarial foi liberado para saque dos trabalhadores – Confira se você está na lista
Em casos onde o segurado perde a data da perícia médica, é recomendado que entre em contato com o INSS para justificar as razões da perda do prazo. Caso a perícia não seja realizada, é fundamental buscar recurso na via administrativa ou judicial.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

